Deputados discutem o aumento dos casos de dengue no Estado
Audiência pública será realizada nesta quarta-feira (8) e analisa as possíveis medidas para enfrentar a epidemia em MG.
03/05/2013 - 12:27Discutir o expressivo aumento da incidência de dengue no Estado, assim como as possíveis soluções para o enfrentamento da epidemia. Esse é o objetivo da audiência pública que será realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerias (ALMG) nesta quarta-feira (8/5/13), às 9 horas, no Plenarinho IV. O debate atende requerimento dos deputados Fred Costa (PEN), Carlos Pimenta (PDT), Dr. Wilson Batista (PSD), Adelmo Carneiro Leão e Rogério Correia, ambos do PT.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a dengue já vitimou em Minas Gerais, somente neste ano, cerca de 43 mil pessoas, sendo que 51 morreram. Segundo o órgão, 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, encontram-se dentro dos domicílios, por isso a importância de trazer a sociedade civil para o debate.
Convidados – Foram chamados para participar da reunião o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geraldo Heleno Lopes; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito municipal de São Gonçalo do Pará; Ângelo José Roncalli de Freitas; o presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Mauro Guimarães Junqueira; o secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira; a promotora de Justiça da 2ª Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público de Minas Gerais, Josely Ramos Pontes; e o coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sindsaúde-MG), Renato Barros.