Assembleia promove debate público sobre coleta seletiva
A reunião vai discutir também a inclusão dos catadores e a parceria público-privada para gestão dos resíduos sólidos.
02/05/2013 - 14:00A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, na segunda-feira (6/5/13), um debate público sobre a gestão dos resíduos sólidos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A reunião, realizada por solicitação do deputado André Quintão (PT), será realizada, às 9h30, no Plenário.
Segundo o deputado André Quintão, o objetivo do debate é conhecer detalhadamente o modelo de parceria público-privada para a gestão dos resíduos sólidos apresentada pelo Governo do Estado e avaliar se ela contempla a ampliação da coleta seletiva e a inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis. O parlamentar explica que hoje essas são duas diretrizes das políticas estadual e nacional de resíduos sólidos.
Serão abordados no debate também a gestão de resíduos sólidos e a coleta seletiva realizada no município de Itaúna (Centro-Oeste de Minas), o aproveitamento energético e a Política Nacional de Resíduos.
Antes do debate, será realizada uma marcha pela coleta seletiva e pela inclusão dos catadores. A concentração será, às 7h30, em frente ao Centro de Defesa dos Direitos Humanos da População de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis, na rua Paracatu, 969, no Barro Preto. A marcha terá início às 8h30 e é promovida pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea).
Convidados - Foram convidados para o debate o secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira de Oliveira; a presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Zuleika Stela Chiacchio Torquetti; a procuradora do Trabalho do Estado do Paraná, Margaret Matos de Carvalho; e o coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Minas Gerais, Luiz Henrique da Silva.
Também foram convidados o professor da UFMG e membro do Observatório da Reciclagem Solidária, Francisco de Paula Antunes Lima; o prefeito de Itaúna, Osmando Pereira da Silva; e o membro da Comissão Técnica da Coalizão Anti Incineração em Defesa da Coleta Seletiva, Dan Moche Schneider.
Horário |
Programação |
9h30 |
Abertura Exposições
|
12 horas |
Debate |
13h30 |
Encerramento |