Ex-guerrilheiro é atração do Memória e Poder

Programa da TV Assembleia entrevista Manoel Cyrillo, que participou do sequestro de embaixador americano, em 1969.

02/05/2013 - 17:30

O programa Memória & Poder, que vai ao ar na TV Assembleia neste sábado (4/5/13), às 20 horas, traz entrevista com o ex-guerrilheiro Manoel Cyrillo de Oliveira Netto. Ele participou da operação de sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, em 1969, no Brasil, durante o regime militar.

Assista aos últimos vídeos do programa Memória & Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.

O ex-guerrilheiro, que na época tinha 23 anos, conta os detalhes da operação, que envolvem a captura e a libertação do embaixador. O sequestro uniu dois grupos de resistência de extrema-esquerda: o Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8) e a Ação Libertadora Nacional (ALN), da qual Manuel fazia parte.

Os objetivos da ação eram a divulgação de um manifesto em cadeia nacional de rádio e televisão e ainda a libertação de 15 prisioneiros políticos. Cyrillo morava em São Paulo e integrava o Grupo Tático Armado (GTA) da ALN. Para participar da operação ele foi ao Rio de Janeiro e uniu-se ao MR-8. O ex-guerrilheiro era um dos quatro homens encarregados de render o carro do embaixador, que foi libertado três dias após o sequestro, quando os prisioneiros políticos foram enviados ao México.

O Memória & Poder será reapresentado no domingo (5), às 15h30; na terça-feira (7), à meia-noite e às 21 horas; e na quarta-feira (8) às 12 horas. A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal digital 612, canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.