Venda de cães da PM deve ser tema de audiência pública
Comissão aprova também visita à represa que abastece cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
23/04/2013 - 11:49A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na manhã desta terça-feira (23/4/13), requerimento de audiência pública sobre a venda de cães da Polícia Militar. O pedido foi feito pelo deputado Fred Costa (PEN), que chama atenção para a licitação de venda de 11 cachorros que não se mostraram aptos ao serviço com a corporação – por não terem desenvolvido bom faro, tendência para captura ou obediência policial. A venda será completada para quem fizer a maior oferta.
O deputado Fred Costa alega que a negociação feita dessa forma é um desrespeito à Constituição, já que coloca em risco a integridade desses animais. De acordo com a justificativa do requerimento, os cães serão vendidos “sem nenhum tipo de garantia e acompanhamento das condições em que serão mantidos pelos futuros proprietários”. O parlamentar citou o sucesso do programa Adote um Amigo, lembrou que o poder público com frequência doa bens a terceiros e sugeriu que essa pode ser uma alternativa melhor para os cachorros da Polícia Militar.
Visita - Na mesma reunião, a comissão aprovou requerimento do deputado Ivair Nogueira (PMDB) para que seja realizada visita à Represa Várzea das Flores. Criada em 1972 para abastecer cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a represa é hoje usada também para lazer, pesca e banho.
O deputado solicitou a visita para que sejam verificados in loco os problemas ambientais da represa e de seu entorno, decorrentes da ocupação irregular do solo, uso antrópico consolidado, lançamento de efluentes não tratados e resíduos solidos.
Serão convidados a participar da visita o diretor-geral do Insittuto Estadual de Florestas, Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior; o prefeito de Contagem, Carlin Moura; o presidente da Câmara Municipal de Contagem, Gil Antônio Diniz; o prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa; a presidente do Instituto de Pesquisa e Política Pública de Betim, Cleide Pedrosa; o presidente da Câmara Municipal de Betim, Marcos Antônio da Paz; o diretor-geral da Agência da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Camillo Fraga Reis; o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões; o comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Júlio Cézar Rachel de Paula; e o comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente coronel João Batista de Souza.