A Comissão de Segurança Pública visita Passa-Quatro nesta terça

Comissão vai a Passa-Quatro avaliar condições de segurança

Visita foi motivada por explosão de caixas eletrônicos e ataque a quartel da PM da cidade, ocorridos em abril.

19/04/2013 - 16:43

A pedido dos deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Ulysses Gomes (PT), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita, nesta terça-feira (23/4/13), o município de Passa-Quatro (Sul de Minas), para avaliar a estrutura de segurança pública dos órgãos policiais locais, como número de viaturas e armamentos. Os deputados vão visitar, a partir das 9h30, o quartel da Polícia Militar, a Delegacia e o Posto da Polícia Rodoviária Estadual, na divisa entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. 

De acordo com Sargento Rodrigues, a visita foi motivada pela explosão de dois caixas eletrônicos e atentado contra o quartel da Polícia que foi metralhado por cerca de dez assaltantes. Um sargento que tentou evitar o crime também foi baleado pelos criminosos. "Precisamos analisar a questão da segurança no cinturão das divisas de Minas Gerais. É preciso dar uma atenção especial aos municípios que fazem fronteiras com outros estados, visando à segurança dos policiais e da população", advertiu o parlamentar. Ele afirmou que após a vistoria, a comissão fará um relatório com sugestões para melhorar as condições na cidade.

Na opinião de Ulysses Gomes, a violência aumentou e as cidades de fronteira de Minas têm sofrido com ataques de bandidos vindos de outros Estados. “Cidades antes pacatas, como Passa-Quatro, têm vivido situações de terror. Nosso objetivo é avaliar medidas efetivas que o Governo do Estado possa adotar para frear esse processo de aumento da criminalidade". Segundo o parlamentar, esse foi o 31º registro dessas ocorrências neste ano no Sul de Minas. Em 2012, foram 54 ataques registrados na região.

Convidados - Foram convidados para a visita o prefeito de Passa-Quatro, Paulo José de Almeida Brito; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Mônica Ribeiro Mota; o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Ana; o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta; o juiz-diretor do Foro da Comarca de Passa-Quatro, Fábio Roberto Caruso de Carvalho; e o promotor de Justiça daquela comarca de Passa-Quatro, Flávio Mafra Brandão Azevedo.