O título foi entregue a Lula por Dinis Pinheiro e Rogério Correia
Lula iniciou seu discurso relembrando a Greve dos Pedreiros, de 1979
Aberta pelo presidente Dinis Pinheiro, a reunião contou com a presença de várias autoridades
A movimentação foi grande no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, por onde Lula entrou

Ex-presidente Lula é cidadão honorário de Minas Gerais

Ele recebeu a homenagem na ALMG nesta segunda-feira (15), em solenidade que reuniu cerca de 650 pessoas no Plenário.

15/04/2013 - 18:58

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde desta segunda-feira (15/4/13), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o título de cidadão honorário do Estado. A homenagem foi realizada em Reunião Especial, por solicitação do deputado Rogério Correia (PT), que assim como outros deputados estaduais participou da cerimônia. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), comandou os trabalhos e, em seu pronunciamento, lembrou o papel histórico desempenhado por Lula neste momento de intensa transformação do País. O Plenário recebeu aproximadamente 350 pessoas para a homenagem, enquanto outras 300 acompanharam a solenidade das galerias.

Além do homenageado e dos deputados Dinis Pinheiro, Rogério Correia e Adelmo Carneiro Leão (PT), compuseram a mesa de honra o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; os ministros da Agricultura, Antônio Andrade; e da Educação, Aloísio Mercadante; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Afrânio Vilela; o deputado federal Weliton Prado (PT-MG); a defensora pública geral do Estado, Andrea Abritta; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros; o vereador Juninho Paim (PT); os presidentes dos diretórios nacional e estadual do PT, Rui Falcão e Reginaldo Lopes, respectivamente; e a presidente da CUT-MG, Beatriz Cerqueira.

Aberta por Dinis Pinheiro, a Reunião Especial contou com a presença de outras autoridades das esferas federal, estadual e municipal de governo, além de muitos prefeitos e vereadores do interior de Minas. Filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e de outros partidos da base do governo Dilma Rousseff também se fizeram presentes. Primeiro a discursar, Rogério Correia, autor do requerimento para a homenagem, concedida ainda em 2011 mas só agora formalizada, classificou Lula como “eterno presidente da República”. Ele lembrou os principais momentos da trajetória pessoal e política de Lula, destacando a importância da homenagem. “Minas Gerais reconhece agora o papel histórico desse brasileiro. Com esse título de cidadão honorário, ele se torna representante de todo o povo mineiro”, afirmou.

Lula relembra sua passagem por Minas

O diploma de cidadão honorário de Minas Gerais foi entregue a Lula por Dinis Pinheiro e Rogério Correia. Sorrindo bastante, Lula ergueu a placa para o público, arrancando uma salva de palmas. Depois, foi a vez do ex-presidente discursar. Lula começou seu pronunciamento lembrando sua passagem por Minas Gerais, em julho de 1979, para apoiar a paralisação dos trabalhadores da construção civil, movimento que ficou nacionalmente conhecido como a “Greve dos Pedreiros”. Sempre com referências ao futebol, como fazia quando era presidente, Lula lembrou que os trabalhadores realizavam suas assembleias no antigo estádio do Atlético, perto da Assembleia, onde hoje é um shopping. A mobilização foi duramente reprimida, resultando na morte de um trabalhador de 24 anos, e representou, segundo Lula, uma virada histórica na mobilização dos trabalhadores, que começou em Minas.

“Se tenho tanto carinho e respeito por Minas é porque os mineiros tem muito carinho e respeito por mim. Entre nós, desde aquela época, criou-se uma profunda identidade, formada no mesmo compromisso de vida com a dignidade e a justiça. Não existe uma única região de Minas que eu não conheça profundamente e admire”, afirmou. Entre as várias referências ao Estado, o ex-presidente citou, por exemplo, Araçuaí (Vale do Jequitinhonha), pratos da culinária mineira e os três principais times de futebol do Estado, além do seu vice-presidente, o mineiro José Alencar, já falecido.

Lula lembrou ainda que a presidente Dilma Rousseff é mineira, fazendo outras referências a personalidades mineiras, muitas já falecidas. Até Pelé foi citado. “Muitos se esquecem de que Pelé é mineiro de Três Corações”, apontou. “Tenho orgulho de ter feito muito por Minas. Tenho certeza de que a presidente Dilma já fez e vai fazer muito mais. Por isso, o título de cidadão mineiro é daquelas homenagens que dão sentido à nossa vida. Mas antes de receber esse título, eu já me sentia em casa em Minas Gerais. Sempre me senti mineiro de alma e de coração”, completou Lula, que ganhou de presente dos deputados estaduais as camisas do Atlético, do Cruzeiro e do América.

Para Dinis Pinheiro, Lula tem papel histórico

Dinis Pinheiro parabenizou Lula pela homenagem e lembrou que ele é figura central no grande processo de transformação histórica que o Brasil vem sofrendo desde o século XX. “Lula foi o primeiro operário eleito para a Presidência da República e agora é nosso conterrâneo. Ele é personagem da grande virada democrática que teve vez na América do Sul, fruto de muitas lutas que sacrificaram toda uma nova geração política. Nesse mesmo contexto, Dilma Rousseff foi a primeira mulher eleita presidente do País”, apontou o presidente, citando ainda outras personalidades políticas mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

Antes do início da solenidade, cerca de 600 pessoas se aglomeraram fora da ALMG - entre integrantes de movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, admiradores do ex-presidente ou simplesmente curiosos - para recepcionar Lula, que chegou à sede do Legislativo estadual pelo Hall das Bandeiras. Acenando para a multidão, o homenageado seguiu por um tapete vermelho até o Salão Nobre, onde se encontrou com autoridades. Na sequência, Lula seguiu para o Plenário, onde foi recebido por Dinis Pinheiro.

Acompanhando a movimentação da chegada do ex-presidente à Assembleia por um telão, os ocupantes das cadeiras no Plenário entoaram músicas em homenagem a Lula, recepcionado logo depois com muitas palmas. Na abertura da Reunião Especial, músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais executaram o Hino Nacional. Os Dragões da Inconfidência, guarda de honra da Polícia Militar, também participaram da cerimônia.

Do sertão do Nordeste à Presidência da República

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns (PE), mas aos sete anos mudou-se, junto com a família, para o Guarujá (SP). Desde cedo começou a trabalhar, desempenhando atividades como as de engraxate, ajudante de tintureiro e office boy.

Após se formar em tornearia mecânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Lula começou sua carreira nas Indústrias Villares, no ABC Paulista. Em 1975, foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, sendo reeleito em 1978.

Em 10 de fevereiro de 1980, ajudou a fundar o PT, que representava os movimentos sindicais, as comunidades eclesiais de base da igreja católica, os grupos de esquerda e os intelectuais. Já em 1986, foi eleito deputado federal e teve o maior número de votos do País.

Após três tentativas, Lula foi eleito presidente da República para o período de 2003 a 2006 e reeleito para o segundo mandato, de 2007 a 2010. Seu segundo mandato foi encerrado com 87% de aprovação, um dos mais altos índices já apurados no Brasil.

Desde fevereiro de 2011, Luiz Inácio Lula da Silva é presidente honorário do PT. Em outubro do mesmo ano, foi diagnosticado com um câncer de laringe. Em junho de 2012 foi considerado curado pelos médicos que o trataram.