Deputados discutem direitos dos povos indígenas do Estado
A reunião integra a agenda do evento Abril Indígena 2013, que divulga a cultura e a tradição indígenas.
12/04/2013 - 11:08 - Atualizado em 17/04/2013 - 11:34Discutir os direitos e a conquista da cidadania dos povos indígenas do Estado. Esse é o objetivo da audiência pública que será realizada pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (18/4/13), às 14h30, no Teatro. A reunião atende requerimento do presidente da comissão, deputado André Quintão (PT).
A audiência pública integra a agenda do evento Abril Indígena 2013, que tem como finalidade a divulgação da cultura e das tradições indígenas, além de mediar a relação entre as etnias e gestores públicos em prol da garantia dos direitos e da conquista da cidadania plena. O evento é idealizado pelo Conselho dos Povos Indígenas do Estado (Copimg), que congrega dez comunidades indígenas, e continua em Carmésia (Centro-Oeste), nos dias 19 e 20 deste mês.
Jogos Indígenas - Antes da reunião, às 13h30, haverá a cerimônia de lançamento dos II Jogos Indígenas, com a apresentação de uma modalidade de esporte tradicional e uma exposição de artesanato produzido pelas comunidades no hall de entrada do Palácio da Inconfidência. Pela manhã, às 8 horas, na Praça da Assembleia, haverá uma cerimônia religiosa em defesa de Pachamam, a Mãe-Terra da tradição religiosa indígena.
Convidados - Foram convidados para a audiência o ministro de Estado de Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares; o procurador da República em Teófilo Otoni (Mucuri), Thiago dos Santos Luz; a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Azevedo Amaral; o superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Marcílio Dias Magalhães; o coordenador do Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais, Mezaque Silva de Jesus; e o diretor de áreas protegidas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Leonardo Cardoso Ivo.