Prudente de Morais recebe debate sobre lixo nesta sexta
Audiência pública é desdobramento de reunião, no ano passado, que tratou dos riscos para a população local.
12/04/2013 - 16:48A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Prudente de Morais (Região Central), nesta sexta-feira (19/4/13), com o objetivo de debater e buscar esclarecimentos sobre os impactos ambientais e sociais causados pela atuação da empresa INCA (Incineração e Controle Ambiental). O autor do requerimento para a reunião, que acontece às 13 horas, na Câmara Municipal (Rua João Batista da Cruz, 69 – Centro), é o deputado Rogério Correia (PT).
A reunião é desdobramento de uma audiência pública sobre o tema realizada em março do ano passado. De acordo com denúncias enviadas à comissão, as atividades da INCA estariam colocando em risco a saúde da população do município. Segundo Rogério Correia, relatos de moradores e lideranças locais dão conta de que a empresa estaria operando de forma irregular, o que teria comprometendo a qualidade do ar e das águas do município.
Convidados – Para o debate foram convidados o prefeito de Prudente de Morais, padre José Roberto Filho; o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Martins da Silva; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o deputado federal, Padre João (PT-MG); o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Urbanístico e Habitacional, Alceu José Torres Marques; o superintendente regional de Regularização Ambiental – Central-Metropolitana, Diego Koiti de Brito Fugiwara; e os vereadores de Prudente de Morais, Frances José Iglesias, Vanésia de Freitas Oliveira Álvares e Mauro Lúcio Nonato.