Na audiência pública, foi aprovado requerimento para que a comissão seja representada no sorteio dos grupos da Copa do Mundo
Na terça (10), os deputados da comissão e o secretário Tiago Lacerda visitaram o Estádio Municipal João Havelange
O deputado Tenente Lúcio pediu apoio para que a cidade seja um centro de treinamento durante a Copa

Atrair seleções é o desafio de Uberlândia para estar na Copa

Deputados e autoridades defenderam a união de esforços para que a cidade seja subsede da Copa do Mundo de 2014.

11/04/2013 - 14:34

Um trabalho de divulgação e convencimento de delegações de países que irão disputar a Copa do Mundo de 2014 é o próximo passo para que Uberlândia (Triângulo) seja um centro de treinamento durante a competição. O tema foi defendido pelos deputados da Comissão Extraordinária da Copa do Mundo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por autoridades municipais e pelo secretário de Estado Extraordinário da Copa, Tiago Lacerda, em audiência pública realizada nesta quinta-feira (11/4/13) na cidade.

Em entrevista coletiva à imprensa de Uberlândia e em sua fala na reunião, Tiago Lacerda afirmou que a cidade tem grandes possibilidades de receber uma seleção, mas, que, para isso, será preciso provar às comissões técnicas que sua estrutura é adequada. Segundo ele, o município tem diferenciais logísticos e de mobilidade urbana em relação a outros locais em Minas Gerais e outros Estados. “O aeroporto está preparado, a rede hoteleira é boa, os equipamentos de preparação física e fisiológica são modernos. Apenas o estádio João Havelange necessita de pequenos ajustes”, ponderou.

Ainda em sua fala, o secretário explicou que Uberlândia concorre com cerca de 90 cidades em todo o País para ser centro de treinamento durante a Copa do Mundo, portanto é importante que a estrutura esteja 100% pronta no momento em que as delegações visitarem o município. “Cada detalhe é importante. Dessa forma, após o sorteio dos grupos, que acontecerá no dia 6 de dezembro deste ano, em Salvador, tudo deve estar finalizado”, alertou.

Lacerda se disse contente com o que viu nas visitas técnicas, mas ponderou que a decisão final é das seleções. “São muitos os benefícios para a cidade que recebe seleções durante torneios internacionais desse porte. Para tanto, é importante que se produza um material de divulgação com os atrativos turísticos locais", explicou.

Requerimento - Sobre esta recomendação, foi aprovado requerimento para que a comissão seja representada no sorteio dos grupos da Copa, a fim de apresentar os atributos das cidades do Estado às delegações que vão disputar o Mundial. A solicitação foi assinada pelos deputados presentes na reunião.

Parlamentares defendem esforço conjunto de políticos, empresários e população

Os deputados Tadeu Martins Leite (PMDB) e Ulysses Gomes (PT) destacaram que Uberlândia passou pela primeira fase da candidatura a centro de treinamento na Copa. A segunda parte, de acordo com eles, é a mais importante, uma vez que deve unir classe política e iniciativa privada, com o objetivo de atrair uma grande seleção para a cidade. “Todos sabem as consequências de ser subsede para a economia do município, portanto, é muito importante este esforço conjunto”, ponderou Tadeu Martins Leite.

Os deputados Elismar Prado (PT) e Deiró Marra (PR) fizeram coro às palavras dos colegas, ao lembrar que a candidatura de Uberlândia é uma ação coletiva, que depende, ainda, do esforço da população. “É importante que seja feito trabalho político, mas, acima de tudo, que a população esteja engajada nesta missão e seja receptiva às delegações que vierem conhecer a estrutura local”, reforçou Marra.

Infraestrutura – O deputado Mário Henrique Caixa (PCdoB) disse que gostou do que viu na cidade. Em sua fala, ele elogiou o estádio municipal, a mobilidade urbana e, especialmente o Praia Clube. De acordo com ele, o clube tem uma estrutura e um complexo esportivo que devem ser usados como referência em todo o País.

O presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG, deputado Gustavo Perrella (PDT), também acredita que Uberlândia tem condições de receber seleções e turistas pela infraestrutura e pelo empenho político que apresenta. Mais que isso, segundo o parlamentar, a cidade tem a consciência dos benefícios econômicos que essa escolha pode trazer à região. “Tenho certeza de que aqui será o melhor e mais apto município a receber delegações da Copa do Mundo”, reforçou.

A deputada Liza Prado (PSB) destacou que o município pode receber até mais de uma seleção que for disputar a Copa. Para ela, é importante deixar um legado para o esporte municipal. “Os ajustes ainda necessários já estão garantidos por recursos firmados, e as autoridades locais estão comprometidas com este desafio”, completou.

Uberlândia pede apoio da Secopa no convencimento das seleções

O presidente da Comissão Extraordinária da Copa do Mundo da ALMG, deputado Tenente Lúcio (PDT), lembrou que, desde o primeiro contato da comissão com a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o secretário Tiago Lacerda mostrou-se interessado em conhecer a estrutura de Uberlândia. Para tanto, pediu apoio para que a cidade seja efetivamente um centro de treinamento durante o Mundial de 2014. “Queremos mostrar nosso município para o mundo. Para isso, precisamos da parceria do Governo do Estado na divulgação de Uberlândia para as seleções que vão participar do torneio”, afirmou.

Diante da solicitação, o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, José Silva, também afirmou que o Governo do Estado dará todo o apoio para que a cidade conquiste esta posição. “Estamos à disposição para capacitar profissionais em termos de aprendizado de outros idiomas e de contratação de pessoas nos setores de serviços”, disse. O apoio também foi garantido pelo titular da Secopa, Tiago Lacerda.

Cidade se diz apta – O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes Junqueira, disseram que a cidade está pronta para receber atletas e turistas. Para isso, está ajustando os detalhes que ainda faltam ser cumpridos, tais como a capacitação dos profissionais do setor de serviços em outros idiomas.

O secretário municipal de Esporte, Zezinho Mendonça, garantiu que o estádio João Havelange está sendo adequado às exigências internacionais e, que, em 90 dias, serão abertas licitações para as reformas que devem ser feitas conforme solicitação da Secopa.

Além da audiência pública, que também contou com a presença do deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), parlamentares, vereadores e o secretário Tiago Lacerda realizaram, na quarta-feira (10), visitas técnicas ao aeroporto da cidade, ao Estádio Municipal João Havelange (Parque do Sabiá), ao Praia Clube e ao Plaza Shopping Hotel. O objetivo foi conhecer a infraestrutura do município para receber atletas e turistas durante a Copa do Mundo de 2014.