Memória e Poder entrevista artista plástico Décio Noviello
Ex-militar do Exército, o artista criou cenários e figurinos para teatro, balé, ópera e Carnaval.
05/04/2013 - 15:36No programa Memória e Poder desta semana, da TV Assembleia, o telespectador vai conhecer a história de um ex-militar do Exército que ficou conhecido pelas obras em serigrafia, pela criação de cenários e figurinos para o teatro, balé, ópera e Carnaval. A entrevista é com o artista plástico Décio Noviello, um dos ícones da Pop Art no Brasil. O programa estreia neste sábado (6/4/13), às 20 horas.
Assista aos últimos vídeos do programa Memória e Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Mineiro de São Gonçalo do Sapucaí (Sul do Estado), Décio se interessou pelas artes logo na infância, quando desenvolveu uma habilidade natural com o desenho e a pintura. Nessa época, já criava presépios e decorava eventos que aconteciam na cidade natal. Depois da mudança para Belo Horizonte, na década de 1950, Noviello aprendeu a serigrafia, uma técnica de impressão em camadas para se chegar ao produto final.
O artista ganhou destaque na área ao começar a apresentar, nos anos de 1960, trabalhos nos Salões de Arte realizados em todo o País. A década seguinte marca o início de Noviello no teatro, com a criação de cenários e figurinos. Nos anos de 1980, ele ficou famoso pela carreira como carnavalesco, criando decorações de rua, figurinos e toda a concepção de escolas de samba da Capital mineira.
Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (7/4), às 15h30; na segunda-feira (8/4), à meia-noite; na terça-feira (9/4), às 21 horas; e, na quarta-feira (10/4), às 12 horas. A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal digital 612, canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.