ALMG participa de comemoração do Dia Mundial da Saúde em BH
Programação prevê caminhada, atendimento à população e entrega de assinaturas para a Campanha Assine + Saúde.
04/04/2013 - 14:14A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá participar, neste domingo (7/4/13), de uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde em Belo Horizonte. As ações terão início com uma caminhada, às 8 horas, na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, e contarão com a participação do presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (PSDB,) e do deputado Carlos Mosconi (PSDB), presidente da Comissão de Saúde. O evento, que é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde e da Câmara Municipal de Belo Horizonte em parceria com a ALMG, terá ainda ações de atendimento à população, atrações culturais e a entrega das assinaturas da Campanha BH Assina + Saúde.
Na Praça Floriano Peixoto, a partir das 8 horas, haverá a preparação e o alongamento para a caminhada, que terá início às 8h30 e seguirá até a Praça da Liberdade. Após a caminhada, às 10 horas, haverá uma solenidade de entrega das assinaturas da Campanha BH Assina + Saúde, na Praça da Liberdade. As assinaturas irão integrar a campanha promovida pela ALMG, Assine + Saúde.
Na solenidade, além do presidente da ALMG e do deputado Carlos Mosconi, estão previstas as seguintes autoridades: o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o vereador Dr. Nilton (presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Belo Horizonte), os secretários municipais de saúde, Marcelo Gouvêa Teixeira; de Esporte e Lazer, Bruno Martuchele Sales; e da Administração Regional Municipal Norte, Elson Alípio Júnior. Participarão ainda o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; a defensora pública-geral Andréa Abritta Garzon Tonet; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela de Assis Maia.
Haverá também a assinatura de termo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Defensoria Pública do Estado para a realização de mamografias para atendimento as mulheres de 45 a 69 anos na Capital. O evento contará ainda com um stand da Assembleia para recolhimento de assinaturas, além de atividades promovidas pela Secretaria, como aferição da pressão arterial e glicemia, além da divulgação de informações nutricionais, Aids, doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal e da mulher.
Assine + Saúde - A campanha foi lançada em 2012 pela ALMG com o objetivo de encaminhar ao Congresso Nacional projeto de lei de iniciativa popular para garantir o repasse de no mínimo 10% da receita corrente bruta da União em saúde.
O movimento já registrou cerca de 326 mil assinaturas até 25 de fevereiro deste ano. Para que o projeto possa ser apresentado no Congresso Nacional, são necessárias 1,5 milhão de adesões em pelo menos cinco Estados. Cada Estado deve contribuir com, no mínimo, 43 mil assinaturas.
Todo cidadão pode contribuir com a coleta de assinaturas por meio de formulário disponível no Portal da Assembleia. Para preencher, é necessário informar nome completo, endereço e título de eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor, pode informar a data de nascimento e o nome completo da mãe. Após preenchimento, o formulário deve ser enviado para a ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30; CEP 30.190-921 – Belo Horizonte/MG).
Confira a programação do evento:
- 8 horas – Concentração da caminhada e alongamento com Lian Gong - Praça Floriano Peixoto.
- 8h30 – Largada da Caminhada - Praça Floriano Peixoto
- 9h30 – Chegada da caminhada e relaxamento com Academia da Cidade - Praça da Liberdade
- 10 horas – Solenidade de abertura e entrega das assinaturas coletadas pela Campanha BH Assina + Saúde - Praça da Liberdade
- 11 horas – Apresentações culturais - Praça da Liberdade
- 12 horas – Encerramento
Atividades extras
- Praça Floriano Peixoto – 8 às 12h Saúde é Atitude: atendimento de aferição da pressão arterial, glicemia e informações nutricionais.
- Praça da Liberdade – 9 às 12h Rua de Lazer do SESC/MG
Saúde é atitude: atendimento de aferição de pressão arterial, glicemia e informações nutricionais e sobre zoonoses, DST/Aids, Saúde Bucal, Saúde da Mulher.