Encontro de prestação de contas da ALMG chega a Fabriciano
Cidade será a terceira da região do Rio Doce a receber o balanço regional de atividades do Parlamento.
01/04/2013 - 11:28A região do Rio Doce recebe, nesta segunda-feira (8/4/13), o terceiro encontro para prestação de contas regional de atividades da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no biênio 2011-2012. Depois de Governador Valadares e Caratinga, será a vez de Coronel Fabriciano sediar o evento. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), apresentará à imprensa e à população as principais ações do Legislativo mineiro em prol da região. O evento acontece no Clube Casa de Campo (Rua Argemiro José Ribeiro, 189), a partir das 16 horas.
Entre os objetivos do encontro está o de mostrar o trabalho desenvolvido pela ALMG nos últimos dois anos em cada região do Estado e colher sugestões dos cidadãos para a atividade legislativa. De acordo com Dinis Pinheiro, a regionalização da prestação de contas é mais um passo da Assembleia de Minas na perspectiva de se aproximar ainda mais dos mineiros e, com isto, aperfeiçoar sua atuação em busca de resultados sociais efetivos.
“Minas são muitas, já disse nosso grande Guimarães Rosa, e nós precisamos buscar permanentemente o contato com todas elas, por esse interior afora, para conseguir atingir nosso objetivo de ser a voz e o poder de todos os cidadãos mineiros", destaca Dinis.
Dinâmica do encontro – Inicialmente, o presidente da Assembleia participa de encontro com a imprensa para apresentação do balanço e estará à disposição dos jornalistas para responder perguntas e esclarecer dúvidas sobre os temas abordados.
Na sequência, ele se reúne com autoridades, lideranças locais, representantes de entidades e a população, também para apresentar o balanço de atividades relativas à cidade e ao Rio Doce como um todo. Será aberto espaço para que a população faça questionamentos ou sugestões para a melhoria das condições na região. As propostas serão recebidas e sistematizadas por equipe técnica da Assembleia, subsidiando os parlamentares em seu trabalho de criação de projetos de lei em favor do povo mineiro.
Uma das ações da Assembleia que teve impacto direto na região do Rio Doce foi a aprovação da Lei Complementar 122, de 2012, que cria a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço. Estímulos fiscais à criação de gado e à cultura do feijão, além do aperfeiçoamento da norma estadual sobre o queijo artesanal, também são exemplos de novas leis que beneficiam produtores da região.
O Rio Doce sediou, ainda, etapas regionais de importantes eventos institucionais da ALMG, como o Ciclo de Debates Siga Vivo: Pelo Fim da Violência no Trânsito e o encontro regional para discussão da Renegociação da Dívida Pública do Estado com a União, ambos ocorridos em Governador Valadares. As comissões temáticas da Assembleia também se fizeram presentes no Rio Doce, com 35 audiências públicas.