As deputadas Renata Bueno, Luzia Ferreira e Rosângela Reis

Brasileira eleita para o Parlamento Italiano visita a ALMG

Recebida pelo presidente Dinis Pinheiro, deputada vai representar expatriados que vivem na América do Sul.

26/03/2013 - 16:10

Foi recebida nesta terça-feira (26/3/13), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a primeira brasileira eleita deputada para atuar no Parlamento Italiano, Renata Bueno. Integrante do Diretório Nacional do Partido Popular Socialista (PPS) e ex-vereadora de Curitiba, a parlamentar vai representar expatriados italianos e descendentes que vivem na América do Sul. Em sua visita à Casa, ela foi acompanhada até o Plenário pelo presidente, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).

O Parlamento Italiano reserva 12 vagas de deputado e seis de senador a expatriados espalhados pelo mundo. A América do Sul, explicou Renata, concentra a maior parcela, com um milhão de eleitores, ocupando quatro cadeiras de deputados e duas de senadores. Esta é a primeira vez que uma brasileira com dupla cidadania é eleita deputada.

Renata foi a candidata mais votada da chapa Unione Sudamericana Emigrati Italiani (USEI), que obteve aproximadamente 21 mil votos no Brasil e 18 mil na Argentina. A posse deve ocorrer em 12 de março. Ela é advogada e especialista em direitos humanos e pretende se dedicar a temas relacionados à cooperação internacional.