A comissão aprovou audiência pública para discutir o transporte intermunicipal para universitários

Educação está na pauta da Comissão de Participação Popular

Deputados debaterão a situação da EJA de Betim e soluções para o transporte intermunicipal para universitários.

14/03/2013 - 16:33

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou cinco requerimentos em reunião realizada nesta quinta-feira (14/3/13). Entre eles, destacam-se duas audiências públicas para debater problemas relacionados à educação no Estado.

Os deputados realizarão uma audiência pública, em conjunto com a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, para discutir a situação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Betim. A autora do requerimento, deputada Maria Tereza Lara (PT), recebeu uma correspondência de um professor do programa, na qual relata sua preocupação com o possível fechamento de 19 escolas noturnas da EJA na cidade, o que pode afetar a continuidade dos estudos de muitos alunos.

As condições do transporte intermunicipal para universitários também serão discutidas em audiência pública, a pedido do deputado André Quintão (PT). Segundo o parlamentar, muitos estudantes no interior acabam abandonando o ensino superior porque não conseguem arcar com os custos do transporte para as universidades, muitas vezes localizadas em outros municípios.

Discutir o aprimoramento e a inclusão de ferramentas virtuais que ampliem a participação dos cidadãos no debate público será o objetivo de outra audiência pública aprovada pela comissão. O autor do requerimento foi o deputado Cabo Júlio (PMDB).

Funai – A comissão encaminhará à presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral Azevedo, pedido de providências em relação à implementação da Coordenação Técnica Local (CTL) da instituição na Fazenda Guarani, terra indígena no município de Carmésia (Rio Doce).

Homenagem às mulheres – Os parlamentares ainda encaminharão ao presidente Dinis Pinheiro (PSDB) solicitação para que a Casa libere as funcionárias para participar da sessão especial em homenagem às mulheres, que será realizada no Plenário da ALMG, na próxima terça (19), às 14 horas.

Consulte o resultado da reunião.