Preços nos supermercados apresentam ligeiro aumento em março
Pesquisa do Procon Assembleia mostra que variação do preço de um mesmo produto entre os supermercados chegou a 200,56%.
08/03/2013 - 15:11 - Atualizado em 11/03/2013 - 11:19O preço médio dos produtos de supermercado variou 1,21% de fevereiro para março, segundo pesquisa mensal realizada pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 15 supermercados de Belo Horizonte e Região Metropolitana, nos dias 4 e 5 de março. Dos 147 produtos pesquisados, 93 apresentaram aumento no seu preço médio.
Consulte a pesquisa completa de preços nos supermercados.
Os produtos de higiene e de alimentação puxaram a alta nos preços, com um aumento médio de 2,6% e 1,26%, respectivamente. O preço dos produtos de limpeza se manteve praticamente estável, com aumento de apenas 0,21%.
Grupos de produtos – Entre os produtos de alimentação, a farinha de mandioca torrada Pink apresentou a maior variação positiva de preço médio, de 33,28%. O absorvente Sempre Livre especial verde e o alvejante Santa Clara, por sua vez, foram os produtos de higiene e de limpeza com as maiores altas de cada uma das categorias, de 14,05% e 5,41%, respectivamente.
Variação de preços – A pesquisa constatou, ainda, enorme variação de preço de um mesmo produto entre os estabelecimentos pesquisados. O vinagre de vinho tinto MP (200,56%), o vinagre de vinho branco MP (184,66%), o amido de milho MP (167,79%) e o biscoito de maisena Aymoré (128,44%) foram os produtos com maior variação em seus preços.