Comissão de Esporte aprova oito audiências públicas
Deputados querem debater obras no Mineirinho e em Confins, além de medidas para eventos esportivos internacionais.
05/03/2013 - 17:34A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (5/3/13), requerimentos para a realização de oito audiências públicas. Essas reuniões vão discutir questões como as obras no Ginásio do Mineirinho, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins, os assentos instalados no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, matéria que trata de medidas relativas às Copas das Confederações e do Mundo, além das violações ao Estatuto do Torcedor ocorridas no jogo entre Atlético e Cruzeiro no dia 3/2, no estádio.
O debate sobre a situação das obras no Ginásio do Mineirinho foi requerido pelo deputado Fred Costa (PEN). Em sua justificativa, o parlamentar ressaltou a importância dessa discussão, tendo em vista o cancelamento da licitação para essas intervenções, o que prejudica o projeto. Ele argumentou que o Mineirinho serviria como centro de imprensa para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo de 2014 e que, por isso, as obras se fazem necessárias.
Fred Costa também solicitou a realização de audiência pública para acompanhar a situação das obras do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, dando prosseguimento à reunião realizada em 4/12/12 pela comissão. A reunião será precedida de uma visita ao local, em decorrência da urgência das obras, como justificou o deputado.
Outra audiência pública solicitada pelo mesmo parlamentar tem como objetivo discutir os problemas ocorridos na realização do clássico Atlético e Cruzeiro, na reabertura do Mineirão, no dia 3/2. O parlamentar alegou em sua justificativa que houve dificuldades quanto ao acesso ao local, falta de água, alimentação e banheiros disponíveis, além dos cambistas. Os deputados Rogério Correia (PT) e Sávio Souza Cruz (PMDB) também solicitaram audiência para discutir situações ocorridas durante esse jogo e que, segundo eles, violaram o Estatuto do Torcedor.
Mineirão - O deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) teve aprovada audiência pública para discutir sobre os assentos no Mineirão. Ele também solicitou outra audiência para a discussão do contrato de utilização do Mineirão, celebrado entre a Minas Arena e os clubes de futebol mineiros, e também para o debate sobre a realização de clássicos e da consequente presença das torcidas.
O PL 3.685/13, de autoria do governador, que dispõe sobre medidas a serem adotadas para a Copa das Confederações deste ano e para a Copa do Mundo de 2014, também motivou outro requerimento de audiência pública. O deputado Tadeu Martins Leite (PMDB) solicitou a realização do evento e justificou que debater o texto subsidiará o trabalho legislativo.
Campanha - O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) teve aprovado requerimento para audiência pública que pretende divulgar a Campanha da Fraternidade de 2013, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cujo tema é Fraternidade e Juventude. O deputado quer discutir sobre o papel da juventude para a construção de uma sociedade solidária e, dessa forma, estimular a participação efetiva de jovens na implementação e gestão de políticas públicas.
Consulte o resultado da reunião.