ALMG presta contas no interior e retoma campanha pela saúde
Cinco cidades mineiras sediam eventos da Assembleia na próxima semana.
01/03/2013 - 10:31 - Atualizado em 08/04/2013 - 18:13Quatro cidades sediam, na semana de 4 a 8/3/13, Reuniões de Prestação de Contas Regionais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na segunda-feira (4), o presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), estará às 9 horas em Governador Valadares e às 15 horas em Caratinga (ambas no Rio Doce) para um encontro com a imprensa, autoridades locais e a população em geral. Ele apresentará um resumo das atividades da ALMG no biênio legislativo 2011-2012, com ênfase nas ações desenvolvidas que dizem respeito à cada cidade e região. Na quinta-feira (7), a mesma programação acontece em Curvelo (Central), às 9 horas, e Montes Claros (Norte), às 15 horas. Todos os encontros acontecem nas câmaras municipais.
Além de mostrar as iniciativas do Poder Legislativo, as reuniões têm o objetivo de ouvir a sociedade, que poderá apresentar suas sugestões e reivindicações para a melhoria das condições de vida nos respectivos municípis e regiões. Juiz de Fora, Barbacena, Itabira e Unaí já receberam o evento. Ao todo, serão realizados 20 encontros regionais. “A regionalização da prestação de contas é mais um passo da Assembleia de Minas na perspectiva de se aproximar ainda mais dos mineiros de todos os quadrantes e, com isto, aperfeiçoar sua atuação em busca de resultados sociais efetivos, capazes de tornar a vida em Minas menos desigual, mais solidária, mais justa”, afirma o presidente Dinis Pinheiro.
Outro evento de destaque na semana acontece em Virginópolis (Rio Doce), na próxima sexta-feira (8), às 10 horas. Depois de visitar dez cidades em 2012, a ALMG retoma a campanha Assine + Saúde, que quer mobilizar a sociedade em favor de um projeto de iniciativa popular, a ser encaminhado ao Congresso Nacional, que determinará que a União invista em saúde 10% de sua receita corrente bruta. Até o dia 25 de fevereiro, a Assembleia já tinha obtido mais de 325 mil assinaturas. Para que o projeto possa ser apresentado no Congresso Nacional são necessárias 1,5 milhão de adesões.
A semana será marcada também pela definição dos cargos de direção para três comissões permanentes da ALMG. Estão previstas reuniões especiais para eleger presidentes e vices das comissões de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, de Assuntos Municipais e Regionalização e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Na quarta-feira (6), a Assembleia Legislativa concede o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Requerida pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), a homenagem acontece às 20 horas, em Reunião Especial no Plenário.