TV Assembleia debate Igreja Católica pós-renúncia do Papa
O Sala de Imprensa recebe o professor Rodrigo Coope Caldeira.
28/02/2013 - 16:01O Sala de Imprensa, programa da TV Assembleia, abre espaço às repercussões da renúncia de Bento XVI e à movimentação no Vaticano para a escolha do novo Papa. O programa recebe Rodrigo Coppe Caldeira, professor da PUC Minas com graduação em História, mestrado e doutorado em Ciências da Religião. Autor do livro "Os baluartes da tradição: o conservadorismo católico brasileiro no Concílio Vaticano II", o professor afirma que a renúncia deve ser entendida numa análise que leve em conta a temporalidade das doutrinas religiosas e o papel que a igreja deve ter no mundo.
Ele explica também por que temas como pedofilia retornam às manchetes, neste momento de transição no Vaticano. Segundo Rodrigo Caldeira, os escândalos sexuais no campo laico, de instituições políticas, por exemplo, não chocam tanto como na Igreja Católica. Isso se deve ao fato de que, na opinião do professor, essa instituição religiosa tem uma narrativa moral centrada no amor e no respeito.
Os jornalistas Pablo Pires Fernandes, subeditor de Política Internacional do jornal Estado de Minas, e Luciano Correia, apresentador do programa Palavra Cruzada da Rede Minas, também participam do programa, que estreia nesta quinta (28/2/13), às 21 horas. As reprises serão na sexta, às 12 horas; sábado, às 21 horas; e domingo, às 18 horas.