Memória e Poder entrevista o psicanalista Célio Garcia

Garcia foi aluno do psicanalista francês Jacques Lacan e introduziu no Brasil o método de trabalho de seu professor.

21/02/2013 - 16:48

O programa Memória e Poder da TV Assembleia, que enfatiza a trajetória pessoal e profissional dos entrevistados, terá como convidado neste sábado (23/2/13), às 20 horas, o psicanalista Célio Garcia. Referência no assunto em Minas Gerais, Garcia foi um dos primeiros a introduzir, no Brasil, o método de seu professor em Paris, o francês Jacques Lacan.

Além disso, Garcia tem como destaque em sua trajetória profissional dezenas de livros publicados, entre eles “Estamira, novas formas de existência – por uma clínica de carência”, que conta a história de Estamira, uma mulher, portadora de sofrimento mental, que vivia e trabalhava em um aterro sanitário no Rio de Janeiro e inspirou documentário de Marcos Prado.

O psicanalista atuou também como professor em Psiquiatria Social da Residência em Psiquiatria no Hospital Galba Veloso. Nessa área, ele se destacou pela atuação no tratamento de jovens infratores e pelo trabalho com a psicologia jurídica.

A formação de Garcia contempla bacharelado em Letras pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, o curso de Psicologia na Université Paris 1 (Pantheón-Sorbonne) e o título de doutorado na área pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também foi professor durante quase três décadas.

O Memória e Poder desta semana será reapresentado no domingo (24/2), às 15h30; na segunda-feira (25/2), à meia-noite; na terça-feira (26/2), às 21 horas; e, na quarta-feira (27/2), às 12 horas.

A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.

Assista aos últimos vídeos do programa Memória e Poder.

Consulte aqui a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.