Parlamentares prometem acompanhar a tramitação do novo marco regulatório para a mineração no Congresso

Itabira reivindica melhorias em infraestrutura

Sugestões foram apresentadas aos deputados durante Reunião de Prestação de Contas da ALMG.

21/02/2013 - 12:41 - Atualizado em 21/02/2013 - 14:06

Ampliação do fornecimento de água, construção de aeroporto, implantação de unidades de pronto-atendimento e unidades básicas de saúde, além de obras de melhorias nas rodovias próximas à cidade de Itabira, como a MG-129 e a BR-381. Essas foram as principais sugestões e reivindicações apresentadas em Itabira (Região Central) durante a terceira Reunião de Prestação de Contas Regional promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (21/2/13), na cidade. Participaram do encontro o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e os deputados Anselmo José Domingos (PTC), André Quintão (PT), Carlos Henrique (PRB) e Gustavo Valadares (PSD).

Além das propostas apresentadas pelos presentes na Câmara Municipal de Itabira, o evento foi precedido de uma coletiva de imprensa, quando o presidente Dinis Pinheiro fez uma prestação de contas do trabalho realizado pela ALMG nos últimos dois anos, com ênfase nas ações desenvolvidas que dizem respeito à cidade e toda a região. Também participaram da coletiva o prefeito e o presidente da Câmara Municipal, Damon Lázaro de Sena e Rodrigo Alexandre de Assis Silva, respectivamente.

Dinis Pinheiro destacou as ações realizadas pela Assembleia de Minas no biênio 2011-2012, entre elas discussão sobre a renegociação da dívida dos Estados, a Campanha Assine + Saúde por mais recursos no setor; a aprovação da lei da taxa de mineração e a luta contra o crack e outras drogas. O parlamentar ressaltou que essas reuniões de prestação de contas são importantes para que a ALMG possa ouvir e aprender com a população local, com o intuito de aprimorar e qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido pelo Legislativo mineiro.

Após a entrevista coletiva, houve exibição de um vídeo institucional produzido pela TV Assembleia, mostrando as principais atividades realizadas no biênio que provocaram impactos na região. Foi apresentado, também, um resumo dos trabalhos desenvolvidos pelas comissões permanentes e temporárias da ALMG, bem como os principais eventos institucionais promovidos na cidade.

Em seguida, o presidente da ALMG se reuniu com lideranças locais e representantes de entidades para ouvir as demandas que dizem respeito à região. O presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva, destacou a importância desse encontro, que segundo ele mostra que a ALMG está atenta aos anseios da região. Ele apresentou algumas reivindicações, entre elas a ampliação no fornecimento de água e a construção do aeroporto na cidade, que também beneficiaria municípios próximos como Nova Era e João Monlevade. Pediu ainda que a ALMG seja mediadora na busca dessas melhorias.

O prefeito Damon Lázaro de Sena destacou a importância da presença da ALMG em Itabira. Ele lembrou que, assim como todo município, Itabira tem problemas pontuais e conta com a ajuda do Estado. Entre esses problemas, ele lembrou que Itabira tem deficiências no abastecimento de água.

Também foram reivindicadas pelos participantes da reunião a instalação de uma Delegacia Regional de Ensino e de uma escola técnica, a construção de um fórum na cidade e a implantação de atendimento de quimio e radioterapia na cidade.

Parlamentares destacam encontros e apresentam sugestões

O deputado Gustavo Valadares parabenizou Dinis Pinheiro pela ideia e iniciativa de levar a ALMG para o interior do Estado, para perto da população. Também destacou o Projeto de Lei 2.573/11, de sua iniciativa, que transforma a cidade de Itabira na capital do Tropeirismo. O deputado Carlos Henrique também reforçou a importância dos encontros no interior do Estado, quando, segundo ele, a ALMG mostra as ações que se refletem em benefícios para a população. Mesma opinião tem o deputado Anselmo José Domingos, que também citou a importância de acompanhar a tramitação do projeto de lei federal que vai instituir um novo marco regulatório para a mineração.

André Quintão também reforçou a importância do debate sobre a atividade minerária, que na sua opinião deveria investir parte de seus lucros em municípios onde existe um passivo ambiental. Também enfatizou o caráter das reuniões regionais, que têm duplo objetivo: fazer uma breve prestação de contas do primeiro biênio desta legislatura e colher sugestões. “Uma das maneiras de fortalecer o Legislativo é mantê-lo próximo da população. E a ALMG quer colher sugestões para aperfeiçoar sua agenda de trabalho para o biênio 2013- 2014”, afirmou Quintão.

Também estiveram presentes na Reunião de Prestação de Contas em Itabira prefeitos, vices e vereadores de cidades como São João Evangelista, Dores do Indaiá, Guanhães, Joanésia, João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo, Alvinópolis, Santa Bárbara, São José do Goiabal, Barão de Cocais e  Ferros.

Próximas reuniões - Itabira foi a terceira cidade a receber a Reunião de Prestação de Contas Regional, em um total de 18 municípios. As próximas reuniões são em: Unaí (28/2); Governador Valadares e Caratinga (4/3); Curvelo e Montes Claros (7/3); Teófilo Otoni e Capelinha (11/3); Patrocínio e Uberlândia (14/3); São Lourenço e Santa Rita do Sapucaí (18/3); Muriaé (21/3); Uberaba (22/3) e Varginha e Formiga (25/3).

Como participar - Os participantes puderam se manifestar oralmente ou por meio de formulário disponível no Portal da Assembleia e que também foi distribuído no evento. A equipe técnica do Legislativo vai receber e sistematizar as sugestões, que poderão ainda ser encaminhadas por telefone ou até pelo correio. A ALMG vai analisar as demandas e dar resposta a todos os participantes com relação às questões relacionadas à sua região. Essa resposta não será individualizada, mas dividida por temas, subsidiando a ação dos deputados estaduais. Por isso é importante que, no momento de sua manifestação, o interessado se identifique corretamente, informando os dados pedidos no formulário. Além do retorno direto via correio eletrônico, o cidadão poderá acompanhar todas as informações do evento por meio do Portal Assembleia.