Saúde é destaque em prestação de contas da ALMG em Barbacena
Presidente Dinis Pinheiro apresentou os resultados do biênio 2011-12 à população local, nesta segunda (18).
18/02/2013 - 18:01A cidade de Barbacena (Central) recebeu a segunda Reunião de Prestação de Contas Regional de um total de 17 que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais está promovendo no Estado para apresentar os resultados obtidos pelo Parlamento no biênio 2011-2012. O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (18/2/13), contou com entrevista coletiva com a imprensa local, seguida de apresentação de vídeo institucional com balanço das atividades da ALMG na região Central, e encontro com as lideranças da cidade. O primeiro encontro regional aconteceu em Juiz de Fora (Mata), também na segunda.
Em Barbacena, o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou que os resultados para a região foram muitos, assim como para todo o Estado. Em sua fala, ele pediu que os cidadãos apoiem a causa da saúde no Brasil, que, segundo ele, vive uma situação dramática. “Há, no mundo, 75 nações investindo mais na saúde que o nosso País. Até no continente africano há países cuidando melhor do seu povo”, ressaltou. Neste contexto, o presidente falou sobre o programa Assine + Saúde, desenvolvido pela ALMG, que está colhendo assinaturas para que seja apresentado um projeto de lei federal, de iniciativa popular, que obrigue a União a investir mais verbas na saúde.
O presidente da Câmara Municipal de Barbacena, vereador Amarílio Andrade, elogiou a iniciativa da Assembleia. Segundo ele, são os cidadãos que sabem verdadeiramente os problemas regionais. Ele pediu mais investimentos no Núcleo de Combate e Controle do Câncer de Barbacena e nos programas de cultura e turismo local.
O prefeito Antônio Andrada fez coro às palavras do vereador e afirmou que a prestação de contas da Assembleia no interior do Estado é uma ação diferenciada, tendo em vista que apresenta resultados e ouve a população. O gestor disse que Barbacena vinha sendo deixada à margem do Estado e o encontro “é um indício de que a cidade volta a ter o destaque que precisa e merece”.
Parlamentares destacam a importância da participação popular
A deputada Luzia Ferreira (PPS) salientou que a política é o principal palco de discussão dos interesses coletivos. Por isso, de acordo com ela, a Assembleia entendeu a importância de ir a todas as regiões do Estado, reduzindo, assim, a distância entre a população e o Parlamento mineiro. “Temos que pensar em Minas Gerais como um todo para termos políticas públicas que tragam benefícios e melhorias para quem mais precisa”, disse.
O deputado Carlos Henrique (PRB) reforçou as palavras da colega e lembrou que as campanhas institucionais do Parlamento têm beneficiado a vida de milhares de mineiros. Ele acredita que estes e outros resultados se dão pela aproximação entre a ALMG e os cidadãos. “Convido todos a participarem e interagirem com os deputados. Somente assim as verdadeiras necessidades da população serão colocadas em pauta e, com isso, os bons resultados continuarão a ser obtidos”, comentou.
O deputado André Quintão (PT), que destacou, entre as iniciativas da ALMG no biênio, o Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, observou que os bons resultados no período se deram pela atuação do Poder Legislativo em conjunto com a população.
Saúde - O deputado Lafayette de Andrada (PSDB) também pediu apoio popular nos trabalhos do Parlamento. Ele salientou que a população de Barbacena compreende bem a luta da ALMG pela melhoria na saúde pública, e que o Governo Federal vem prejudicando os estados e municípios. Para tanto, conclamou que a população participe do Assine + Saúde da Assembleia e, com isso, obrigue a União a investir 10% do orçamento em saúde.
Geração de emprego e melhorias na saúde são prioridades para a região
Após os pronunciamentos das autoridades, foi aberta a palavra às lideranças e à população para a apresentação de propostas. No total, foram colhidas 35 propostas. Entre as demandas pleiteadas estão o incentivo à instalação de empresas e indústrias que gerem emprego e renda, em especial para os mais jovens; melhorias na assistência social e no sistema de saúde municipal; investimentos no combate ao tráfico de drogas; melhorias nas condições de trabalho dos servidores de defesa social; mais apoio à unidade de Barbacena da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg); mais ações de combate a enchentes; mais investimentos no trabalho do campo e na agricultura familiar; verbas para a instalação de aquecimento solar para beneficiar detentos e pacientes de manicômios; mais investimento na estrutura da Polícia Civil da cidade; e ações em benefício dos deficientes físicos.
Demandas serão avaliadas - Os participantes puderam se manifestar tanto oralmente quanto por meio de um formulário que foi distribuído antes do evento. A equipe técnica da Assembleia recolheu e vai sistematizar as sugestões. A partir disso, as demandas serão analisadas e respondidas aos participantes com relação às questões relacionadas à região. As respostas não serão individualizadas, mas divididas por temas, para subsidiar a ação dos deputados. O retorno será feito via correio eletrônico e as respostas estarão disponíveis também no Portal da ALMG.