ALMG presta contas das ações do biênio 2011-12 em Itabira
Cidade é a terceira da série de 20 em que o Parlamento mineiro faz balanço do seu trabalho no período.
14/02/2013 - 11:07 - Atualizado em 08/04/2013 - 18:32O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), estará, nesta quinta-feira (21/2/13), a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Itabira (Central), na Av. Carlos Drumond de Andrade, 651, para um encontro com a imprensa, lideranças locais e representantes da sociedade. Ele fará uma prestação de contas do trabalho realizado pela ALMG nos últimos dois anos, com ênfase nas ações desenvolvidas que dizem respeito à cidade e toda a região. O evento vai ser, também, uma oportunidade para que a sociedade apresente suas sugestões e reivindicações para a melhoria das condições de vida do município e da região como um todo.
Será o terceiro de uma série de 20 encontros regionais, cujos objetivos são mostrar o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos em cada região e colher sugestões dos cidadãos para a atividade legislativa. De acordo com o presidente Dinis Pinheiro, a regionalização da prestação de contas é mais um passo que a Assembleia de Minas dá para se aproximar ainda mais dos mineiros e, com isto, aperfeiçoar sua atuação, em busca de resultados sociais efetivos. “Minas são muitas, já disse nosso grande Guimarães Rosa, e nós precisamos buscar permanentemente o contato com todas elas, por esse interior afora, para conseguir atingir nosso objetivo de ser a voz e o poder de todos os cidadãos mineiros", destaca.
O encontro de Itabira começa com a exibição de um vídeo institucional produzido pela TV Assembleia, que vai mostrar as principais atividades realizadas no biênio que provocaram impactos na região. Será apresentado, também, um resumo dos trabalhos desenvolvidos pelas comissões permanentes e temporárias da ALMG, bem como os principais eventos institucionais promovidos na cidade. Em seguida, o deputado Dinis Pinheiro estará à disposição dos jornalistas para responder perguntas e esclarecer dúvidas sobre os temas abordados.
No caso de Itabira, a lei que institui a Taxa e o Cadastro Estadual de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários e o projeto de lei que transforma Itabira na capital do Tropeirismo no Estado são alguns exemplos do trabalho da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com repercussão na cidade e seu entorno, no último biênio (2011/2012).
Após o encontro com a imprensa, o presidente da ALMG se reúne com lideranças locais e representantes de entidades para ouvir demandas que dizem respeito à região. As propostas serão recebidas e sistematizadas pela equipe técnica da Assembleia, subsidiando os parlamentares em seu trabalho de criação de projetos de lei e de outras iniciativas em favor do povo mineiro.
Como participar - Os participantes terão a oportunidade de se manifestar, tanto oralmente quanto por meio de um formulário disponível no Portal da Assembleia e que também será distribuído no evento. A equipe técnica do Legislativo vai receber e sistematizar as sugestões, que poderão ainda ser encaminhadas por telefone ou até pelo correio.
A ALMG vai analisar as demandas e dar resposta a todos os participantes com relação às questões relacionadas à sua região. Essa resposta não será individualizada, mas dividida por temas, subsidiando a ação dos deputados estaduais. Por isso é importante que, no momento de sua manifestação, o interessado se identifique corretamente, informando os dados pedidos no formulário. Além do retorno direto via correio eletrônico, o cidadão poderá acompanhar todas as informações do evento por meio do Portal da ALMG.