Combustíveis têm aumento expressivo em BH
Apenas o preço do gás natural permaneceu estável na capital mineira.
08/02/2013 - 14:30Diesel, gasolina comum e aditivada sofreram aumento significativo de preço no mês de fevereiro, em relação a dezembro de 2012. Foi o que constatou a pesquisa realizada pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 77 postos de combustíveis, entre os dias 5 e 6 de fevereiro, na Capital. O diesel foi o combustível que mais teve aumento: 4,78% no preço médio. Em segundo lugar, ficou a gasolina aditivada, com 4,63% de aumento.
Consulte a pesquisa completa de preços de combustíveis do Procon
Variações de preço - De acordo com o levantamento, foram constatadas variações de preços entre os estabelecimentos das várias regiões de Belo Horizonte. A maior delas foi no preço da gasolina aditivada, na região Centro-Sul, 6,80%, seguida do etanol, na região Norte, 6,42% , da gasolina comum, na região do Barreiro, 6,06%, e do diesel, na região Oeste, 5,51%.
Na análise do Procon, foram também apurados o quanto essa variação nos estabelecimentos pesa no bolso do consumidor. Quem lidera o ranking é o etanol, que pode variar até R$ 1,90 (por litro), dependendo da região. A gasolina aditivada garante o segundo lugar, com R$ 1,16 (por litro), seguida da gasolina comum, R$ 0,41(por litro), do diesel, R$ 0,40 (por litro), e do gás natural veicular, R$ 0,36 (por m³).
Dicas do Procon para compra de combustíveis:
- Verifique se o posto revendedor informa de maneira clara a origem do combustível comercializado. Os postos de bandeira branca (sem distribuição exclusiva) devem identificar o fornecedor do respectivo combustível em cada bomba abastecedora.
- Os revendedores devem exibir os preços dos combustíveis de modo destacado e de fácil visualização à distância, tanto durante o dia quanto à noite, e exibir em cada bomba abastecedora qual o combustível comercializado, informando, quando couber, se é comum ou aditivado.
- É proibido aos postos revendedores condicionar a venda de combustível à prestação de outros serviços, bem como estabelecer limites quantitativos para sua venda.