Convênio foi assinado na manhã desta quinta-feira (20)

Assembleia terá unidade do Sine em 2013

Esta será a primeira vez que uma assembleia legislativa oferecerá o serviço no Brasil.

20/12/2012 - 12:54

Uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) estará a serviço dos trabalhadores mineiros na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir de março de 2013. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20/12/12), durante a assinatura do convênio de parceria entre a ALMG e a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, no Salão Nobre da Assembleia. O protocolo oficializa a instalação desta que será primeira unidade do Sine em assembleias legislativas no Brasil.

“É com orgulho que assinamos este protocolo. Será um Sine de referência no Brasil, já que nenhuma assembleia possui uma unidade instalada. A Assembleia de Minas faz história”, ressalta o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, que assinou o convênio por parte do Governo de Minas. Segundo ele, o posto oferecerá serviços como emissão de carteira de trabalho, habilitação para seguro-desemprego, oferta de vagas de emprego e encaminhamento para cursos de qualificação.

O presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (PSDB), reforçou a importância dessa parceria numa casa legislativa. “A Assembleia é comprometida com o progresso e o desenvolvimento, e para atingir isso nada melhor do que esse acordo para garantir mais um ambiente para os trabalhadores, qualificá-los e encaminhá-los ao mercado de trabalho”, disse.

O deputado Carlos Pimenta (PDT), que foi secretário de Trabalho e Emprego antes de Rabelo, também estava presente e destacou que a iniciativa facilitará a vida do trabalhador. “Entendemos que a criação de emprego no Brasil começa no Sine. A instalação de uma unidade aqui na Assembleia vai trazer oportunidades para milhares de trabalhadores que entendem que essa é uma casa democrática”, acrescentou.

O secretário Rabelo, que informou que a ideia da iniciativa surgiu durante o período em que Pimenta foi secretário, relembrou números do desemprego em Minas e no Brasil. “Se Minas Gerais fosse um país, hoje teríamos a menor taxa de desemprego do mundo”, destacou. De acordo com dados informados por ele, Minas Gerais apresenta, atualmente, taxa de desemprego de 8% e a Região Metropolitana de Belo Horizonte, de 4% - a menor entre as capitais do País.

A nova unidade do Sine será instalada no andar térreo do edifício Carlos Drummond de Andrade, no complexo da ALMG, à rua Martim de Carvalho, 94, no Santo Agostinho. No local, também funcionará o atendimento do Procon/ALMG e um posto de internet popular que ainda será criado.