Trânsito nas avenidas Raja e Barão é tema de audiência

Comissão de Transporte discute construção de complexo viário para melhorar o acesso a bairros das regiões sul e oeste.

14/12/2012 - 14:15

Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai debater, na próxima terça-feira (18/12/12), às 14 horas, no Plenarinho I, a necessidade de construir um complexo viário nas avenidas Raja Gabaglia e Barão Homem de Melo. A obra pode beneficiar diretamente moradores e profissionais que circulam em pelo menos 18 bairros das regiões Sul e Oeste.

A expansão dos empreendimentos imobiliários e comerciais nesta região ampliou o fluxo de veículos nas duas avenidas, o que tem causado uma série de engarrafamentos, dificultando a locomoção das pessoas. O objetivo do autor do requerimento que deu origem à reunião, deputado Fred Costa (PEN), é mostrar para os órgãos públicos a importância de se investir em um plano viário que irá melhorar o trânsito na Barão Homem de Melo e na Raja Gabaglia.

Segundo o parlamentar, já foi solicitado à Prefeitura de Belo Horizonte a realização do projeto executivo para levantar os custos da intervenção. “Sem um projeto executivo não há como mensurar os custos da obra, que, neste caso, deve ter, pelo menos, uma trincheira, em substituição ao sinal de quatro tempos na confluência das duas vias”, afirmou. Fred Costa acredita que a audiência é o primeiro passo para apresentação da proposta.

O deputado informou que, segundo levantamento da BhTrans, circulam diariamente pelas duas avenidas quase 100 mil veículos. O maior gargalo é o ponto de confluência entre as duas vias, prejudicando o acesso a bairros como o Belvedere, Buritis, São Bento, Alto Santa Lúcia e condomínios em Nova Lima. Nas horas de pico, o congestionamento afeta o trevo do BH Shopping, chegando até a MG 30, e a entrada dos bairros Estoril e Buritis. Segundo Fred Costa, há pelo menos quatro anos, a BhTrans realizou um estudo que já apontava a Raja Gabaglia como um dos pontos críticos da cidade. Belvedere, São Bento, Santa Lúcia, Alto Santa Lúcia, Luxemburgo, Buritis, Cidade Jardim, Mansões, Gutierrez, Estoril, Betânia, Havaí, Estrela Dalva, Nova Suíça, Nova Granada e Jardim América estão entre os bairros que serão beneficiados pelas obras.

Foram convidados para a audiência a secretária municipal de Administração Regional Municipal Oeste, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca; o secretário municipal de Administração Regional Municipal Centro-Sul, Harley Leonardo de Andrade Carvalho; o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura e superintendente interino da Sudecap, José Lauro Nogueira Terror; o diretor-presidente da BhTrans, Ramon Victor Cesar e o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere, Ricardo Michel Jeha.

Confira a pauta da reunião