ALMG participa de homenagem ao ex-deputado Sérgio Miranda
Falecido em novembro, parlamentar teve destacada sua trajetória em defesa dos direitos sociais
13/12/2012 - 22:03Parlamentares, familiares e amigos do ex-deputado federal Sérgio Miranda, falecido em 26 de novembro passado, se reuniram na noite desta quinta-feira (13/12/12), no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, para homenageá-lo por sua trajetória. Representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o deputado Celinho do Sinttrocel (PC do B) leu mensagem em que Dinis Pinheiro ressalta o legado de Sérgio Miranda.
Para o presidente da ALMG, o ex-deputado foi efetivamente um cidadão com características imprescindíveis ao seu tempo, pela coerência com que conduziu sua vida pessoal e política. “Minas Gerais e o Brasil sentirão a sua falta”.
A Comissão de Direitos Humanos da ALMG também esteve presente à homenagem, a requerimento do presidente, deputado Durval Ângelo (PT), que ressaltou a importância dos valores que pautaram a vida política de Sérgio Miranda e sua coragem na defesa de uma sociedade de iguais e dos direitos fundamentais. Pessoas como ele, disse o deputado, continuam vivas, se perpetuando na história.
Durante a homenagem, foi exibido um vídeo com passagens da vida do ex-deputado e houve apresentação do grupo Meninas de Sinhá, da comunidade do Alto Vera Cruz, e da cantora Titane.
Sérgio Miranda nasceu em Belém, no Pará, e segundo o relato de amigos entrou na militância aos 15 anos de idade. Foi vereador em Belo Horizonte e deputado federal por Minas Gerais por quatro mandatos, tendo atuação de destaque nas áreas previdenciária e dos direitos sociais e trabalhistas. O ex-deputado sofria de câncer de pâncreas desde o início deste ano e faleceu aos 65 anos. Com 43 anos de militância no PC do B, deixou o partido em 2005 e assumiu a presidência do PDT em Belo Horizonte.