Circular expedida pela Secretaria de Comércio Exterior sobre a possibilidade de dumping nas exportações motivou pedido de audiência sobre o assunto

ALMG quer discutir dumping nas exportações

Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo aprovou requerimento para reunião sobre o tema.

11/12/2012 - 12:52

Investigação para averiguar a existência de dumping (preço de exportação menor que o praticado no mercado interno) deverá ser tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O requerimento para a realização da reunião foi aprovado pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo nesta terça-feira (11/12/12). De autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), a audiência tem como objetivo discutir a circular expedida pela Secretaria de Comércio Exterior, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O documento informa a possibilidade de dumping nas exportações, com destaque para a indústria têxtil, o que iniciou processo de investigação. Considera-se que há prática de dumping quando uma empresa exporta um produto similar nas vendas com preço inferior àquele praticado no mercado interno. Sendo assim, a diferenciação de preços é considerada prática desleal.

O deputado Dalmo Ribeiro lembrou das reclamações dos empresários do Sul de Minas, que, segundo ele, é a região que mais fabrica malha no Brasil. “A China é quem manda. Uma malha que custa R$ 8,70 ao empresário brasileiro, é vendida pelos chineses aqui no Brasil por R$ 4,70”, lamentou o deputado.

Transporte – Foi aprovado, também, na reunião, requerimento do deputado Fred Costa (PEN), para a realização de reunião conjunta com as Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e Transporte Comunicação e Obras Públicas. O objetivo é conhecer o novo Sistema de Transporte sobre trilhos de abrangência na região metropolitana de Belo Horizonte, que será operado por uma ou mais parcerias públicos privadas. “O transporte público brasileiro é uma das maiores preocupações hoje. O projeto da volta à ativa dos trens de passageiros é essencial para a melhoria do transporte público no nosso Estado, pois confere agilidade e segurança à mobilidade urbana”, disse o deputado.

Ao final foi aprovado requerimento do deputado Tenente Lúcio (PDT) para que seja realizada uma visita de cortesia da comissão ao Secretário de Estado da Copa do Mundo, Thiago Lacerda, parabenizando pela nomeação, além de propor uma parcerias com a ALMG. Ele quer, ainda, discutir questões relevantes e atuais para o sucesso da realização da Copa das Confederações, ano que vem, e Copa do Mundo, em 2014.

Consulte o resultado da reunião.