Dinis Pinheiro ganha medalha por mérito parlamentar na saúde

Evento da Secretaria de Estado de Saúde agraciou pessoas físicas e jurídicas por serviços prestados à saúde pública.

11/12/2012 - 20:37

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro (PSDB), recebeu a medalha Ordem do Mérito da Saúde, entregue pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta terça-feira (11/12/12), em Belo Horizonte. O deputado foi agraciado na categoria “ação parlamentar parceira do SUS”, por ter se destacado no desenvolvimento da saúde pública no Brasil, principalmente com a contribuição por meio da campanha Assine + Saúde.

Os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) e os desafios que ainda precisa superar foram lembrados pelo presidente da ALMG durante a homenagem. “A saúde é um direito social que ainda não atingiu total plenitude no Brasil. O SUS representou um avanço notável na história da saúde pública no País, mas ele se depara hoje com desafios enormes. E a Assembleia não poderia se silenciar diante desta causa” , disse, ao lembrar do papel do Assine + Saúde. Segundo o presidente, cerca de 400 mil assinaturas já foram coletadas pelo parlamento mineiro para a campanha.

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Souza Marques, também comentou sobre a importância de ações como o Assine + Saúde para envolver o Governo Federal no compromisso com a saúde. “Se não tivermos um maior compromisso do Governo Federal, teremos muito mais dificuldade pra vencer a questão da saúde”, afirmou. Marques também abordou os avanços e desafios do SUS. “Não há como negar que o SUS tem trazido avanços inquestionáveis para a população. Precisamos ofertar tudo e temos procurado novos desafios. Temos a convicção de que estamos no caminho certo, mas que o percurso ainda é longo”, concluiu.

O presidente da Associação Médica de Minas Gerais e orador oficial do evento, Lincoln Lopes Ferreira, também recebeu a medalha e falou da necessidade do envolvimento de todos, poder público e pessoas físicas e jurídicas, na causa da saúde pública. “Já foi o tempo em que vivíamos isolados, como pequenas tribos. Precisamos pensar e agir globalmente. Essa é a máxima”, salientou. Outras 19 personalidades receberam a medalha Ordem do Mérito da Saúde das mãos do secretário de Estado.

Medalha – A Ordem do Mérito da Saúde foi criada em 2000, por meio do Decreto 41.337, do mesmo ano, pelo então governador de Minas Gerais, Itamar Franco. A condecoração visa a valorizar e premiar entidades, profissionais de saúde, pessoas jurídicas e artistas, entre outros profissionais, que destacaram a saúde pública com seus trabalhos.