Irmão e filho de Edgar Pereira recebem placa comemorativa pelo centenário de nascimento do ex-deputado federal

Ex-deputado federal Edgar Pereira recebe homenagem

Familiares receberam placa comemorativa pelo centenário de nascimento do parlamentar do Norte de Minas.

06/12/2012 - 18:35

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, na tarde desta quinta-feira (6/12/12), Reunião Especial para comemorar o centenário de nascimento do ex-deputado federal Edgar Pereira. Na ocasião, o irmão do ex-deputado, Cipião Martins Pereira, e o filho Edgar Antunes Pereira receberam uma placa comemorativa das mãos do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), acompanhado pelos deputados Gil Pereira (PP), atualmente secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas; Arlen Santiago (PTB), Luiz Henrique (PSDB) e Tadeu Martins Leite (PMDB).

A reunião foi realizada a requerimento do deputado Arlen Santiago. Segundo ele, o exemplo de um empreendedor como Edgar Pereira é inspirador, “numa época em que vivenciamos guerras nas quais o que mata não são canhões, mas sim a ganância”. Segundo ele, o ex-deputado permitiu que muitas famílias concretizassem seus sonhos, por meio do trabalho nas indústrias da família. “Ele promoveu o crescimento do Norte de Minas, dando preferência aos agricultores locais e estimulando-os a usar as melhores sementes para conseguir um algodão de melhor qualidade”. Dando destaque ao trabalho do ex-deputado como legislador, o deputado mencionou sua participação junto ao governador Rondon Pacheco para obtenção do asfaltamento da BR-365. “Tomara que surjam milhões de Edgares no mundo, para que possamos superar essa crise que enfrentamos”, completou.

Cipião Martins Pereira disse que a família do homenageado se sente sensibilizada pelo reconhecimento de seu trabalho e ressaltou que o ex-deputado tinha “um menino bom dentro de si”. “Ele sonhou que não houvessem barreiras entre ricos e pobres. Ele era, acima de tudo, um ser humano, que só via sentido em ser bem sucedido se todos pudessem partilhar da mesma mesa”.

O deputado Dalmo Ribeiro, que presidiu a reunião representando o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), ressaltou que as próximas gerações tem muito a aprender com o exemplo deixado pelo ex-deputado Edgar Pereira. “Um notável político, fazendeiro, que dedicou a vida ao desenvolvimento do Norte de Minas. Surpreendeu a todos quando não concorreu a prefeito de Montes Claros. Como deputado, foi eleito com 43 mil votos. Mas em seu segundo mandato, no qual foi o segundo deputado federal mais votado, morreu em trágico acidente, deixando um vazio em nossos corações e a memória de seus feitos”, afirmou Dalmo.

O ex-deputado federal Edgar Pereira nasceu em Santo Antônio de Boa Vista, antigo distrito de Brasília de Minas, tendo sido eleito pela primeira vez em 1967 e pela segunda vez em 1971. Morreu em 1973, em um acidente de carro. Empreendedor no Norte de Minas, foi um dos fundadores da empresa Irmãos Pereira, que negociava algodão e óleo vegetal. A indústria chegou a ser a terceira maior exportadora do País de lubrificante vegetal.