Parlamento Jovem aborda desafios das cidades sustentáveis
Câmaras de 19 municípios participaram do primeiro encontro preparatório, que definiu a programação do projeto para 2013.
03/12/2012 - 12:55Os representantes das 19 câmaras municipais que atuarão como coordenadores municipais do Parlamento Jovem de Minas 2013 (PJ) escolheram “Cidades Sustentáveis – Desafio para as novas gerações” como tema do evento. Os participantes do encontro preparatório, realizado nos dias 27 e 28 de novembro, aprovaram ainda o calendário de 2013 e participaram de duas oficinas de formação, abordando práticas e metodologias de trabalho com o jovem e o potencial das redes sociais na mobilização desse público.
Participaram do encontro as Câmaras Municipais de Belo Horizonte, Carandaí e Ouro Preto (Região Central); Capelinha (Jequitinhonha/Mucuri); Caratinga (Rio Doce); Espera Feliz, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, São Pedro dos Ferros, Viçosa e Visconde do Rio Branco (Zona da Mata); Iturama e Uberaba (Triângulo Mineiro); Montes Claros (Norte); Nova Serrana (Centro-Oeste); Patos de Minas (Alto Paranaíba); Poços de Caldas e Pouso Alegre (Sul).
A etapa municipal do PJ Minas 2013 será realizada entre 18/2 e 5/7, período em que desenvolverão atividades de formação dos estudantes, de pesquisa e estudo do tema desta edição e de elaboração e votação de propostas para o poder público em torno da temática “cidades sustentáveis”. No período, as câmaras receberão a visita técnica da Escola do Legislativo e da PUC Minas, como apoio à capacitação dos jovens. A etapa estadual está prevista para 22 e 23 de agosto, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Redes sociais serão aliadas dos estudantes
As redes sociais devem ser aliadas dos estudantes e coordenadores no Parlamento Jovem de Minas 2013. No encontro preparatório realizado na semana passada com os representantes das câmaras municipais envolvidas, uma equipe da Gerência de Comunicação em Mídias Digitais da ALMG apresentou a proposta de uso das redes no PJ do ano que vem. Um dos objetivos é compartilhar e multiplicar boas experiências locais.
Foram ainda oferecidas, pelos webdesigners da gerência, Patrícia Bernardes e Fernando Guerra, duas oficinas aos participantes, com dicas gerais de como criar um blog e publicar conteúdos. Ao apresentar a proposta geral, a gerente Fabíola Farage destacou que as redes sociais podem potencializar a participação dos coordenadores e dos jovens na discussão e na apresentação de propostas sobre o tema escolhido, estimulando o exercício da cidadania digital.
A intenção é que as câmaras criem blogs do Parlamento Jovem para divulgação de ações locais. Essa rede de blogs municipais poderá usar o Facebook do PJ Minas como ponto de convergência, para compartilhamento de ações e experiências de maior repercussão. O portal da ALMG, por sua vez, além de divulgar todas as notícias do PJ, vídeos, áudios e últimos posts do Facebook, vai reunir em uma página todos os blogs dos participantes, também com os últimos posts. Assim será possível ter acesso a um panorama geral do Parlamento Jovem de Minas.