Deputados verificam obras no Aeroporto de Confins dia 4/12
Além da visita ao terminal, marcada para as 10 horas, comissão realiza audiência pública às 15 horas, na ALMG.
30/11/2012 - 11:03A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza duas atividades nesta terça-feira (4/12/12), para verificar a situação das obras no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Às 10 horas, os parlamentares vão visitar o aeroporto e conhecer o andamento das obras, e às 15 horas acontece audiência pública no Plenarinho II da ALMG, para debater o assunto.
O autor do requerimento para as duas atividades é o deputado Fred Costa (PEN), que, no mês de setembro, recebeu informação do Sindicato Nacional dos Empregados em Empresas Administradoras de Aeroportos (Sina) de que apenas 7,5% do cronograma de obras está em dia. Segundo o parlamentar, pelo cronograma da obra de ampliação e de modernização do aeroporto, apresentado em setembro de 2011, das nove etapas previstas para a intervenção, quatro já deveriam ter sido finalizadas ou, pelo menos, iniciadas até julho deste ano.
No entanto, no dia 4/9/12, em audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, o subsecretário de Indústria,Comércio e Serviços de Minas, Marco Antônio Rodrigues, afirmou que a obra de modernização e revitalização do terminal I do aeroporto de Confins deverá estar concluída até o final do ano. A reforma, orçada em aproximadamente R$ 240 milhões, faz parte de um plano de expansão que só deve terminar em 2039, com a construção de mais dois terminais de passageiros. Ainda segundo Marco Antônio Rodrigues, 50% do trabalho previsto para este ano está concluído e que o cronograma está sendo respeitado. A previsão é de que o terminal de passageiros II esteja em operação, mesmo que parcialmente, durante a Copa do Mundo de 2014.
Para a visita desta terça-feira (4/12), foram convidados os secretários de Estado de Esporte e da Juventude, Eros Biondini, e de Turismo, Agostinho Patrus Filho. Para a audiência pública, além dos dois secretários, foram convidados o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys; os superintendentes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) - Regional Sudeste e Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Mário Jorge Fernandes de Oliveira e Maria Edwirges Madeira, respectivamente; e o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.