Comissão visita Superintendência da Polícia Federal
Deputados querem conhecer ações da Polícia Federal para combater o tráfico de drogas.
30/11/2012 - 12:34A Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visita, na segunda-feira (3/12/12), às 10 horas, a Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte (rua Nascimento Gurgel, 30, Gutierrez). O objetivo é conhecer as ações da instituição para combater o tráfico e o uso de crack e outras drogas em Minas Gerais. O requerimento para realização da visita é do presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT).
A Polícia Federal é responsável pelas ações nacionais de combate ao tráfico de drogas e, por isso, segundo Lamac, a troca de informações é importante para que a comissão possa concluir os trabalhos. Os deputados serão recebidos pelo superintendente Sérgio Barbosa Menezes. Nesta sexta-feira (30/11/12), os deputados estão em Coronel Fabriciano para discutir as ações do poder público e da iniciativa privada no combate ao uso de drogas.
A comissão iniciou os trabalhos em março deste ano e já realizou diversas audiências e reuniões para estudar os impactos da droga no Estado e apresentar propostas para aprimorar as ações do Executivo no enfrentamento do problema. Prevenção, tratamento, reinserção social, sistema de defesa social e conscientização da sociedade estão entre os temas discutidos pelos parlamentares com setores da sociedade civil organizada e órgãos públicos.
Além dos trabalhos que estão sendo realizados pela comissão, a Assembleia Legislativa promoveu, no dia 26 de junho deste ano, uma grande marcha de combate ao uso do crack e outras drogas.
Desde 2005, o Brasil não realiza pesquisa para levantar o número de brasileiros que usam drogas. No entanto, relatório do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) contra drogas e crimes, publicado em junho, relatou aumento no consumo tendo como base a apreensão de cocaína, principal matéria-prima do crack. Entre 2004 e 2010, houve uma apreensão de três vezes mais quantidade da droga.