Os deputados aprovaram a realização de três audiências públicas para debater os preparativos de BH para a Copa

Deputados estaduais fiscalizam andamento de obras da Copa

Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas debaterá ampliação de Confins, novo Mineirão e construção do BRT.

29/11/2012 - 16:18

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na tarde desta quinta-feira (29/11/2012), três requerimentos para a realização de audiências públicas, todas visando ao acompanhamento de obras ligadas à realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, que tem Belo Horizonte como uma das sedes.

O primeiro desses requerimentos é de autoria do deputado Gustavo Corrêa (DEM). O objetivo é discutir o andamento das obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, que vai ganhar um terceiro terminal de passageiros. A obra, uma estrutura metálica provisória considerada fundamental para dar conta do aumento da demanda com os jogos do Mundial, dos atuais cinco milhões de passageiros anuais para sete milhões, está prevista para ser concluída em dezembro de 2013.

Outro requerimento, de autoria do deputado Rogério Correia (PT), requer que seja debatido o projeto arquitetônico da reforma do estádio Mineirão, que custou R$ 17,8 milhões e teve dispensa de licitação. A obra já está em sua reta final e a previsão é de que seja concluída no próximo dia 21 de dezembro.

Por fim, o terceiro requerimento, do deputado Vanderlei Miranda (PMDB), é para que sejam avaliadas as obras do ramal do metrô para o Barreiro, que estão paralisadas, e a possibilidade de ligação com o sistema BRT, sigla para “Bus Rapid Transit”, que está sendo construído no eixo Avenida Antônio Carlos/Centro/Avenida Cristiano Machado. O BRT é um modelo de transporte com ônibus articulados que trafegam por vias exclusivas e, no caso da capital mineira, vai facilitar o deslocamento dos torcedores para o Mineirão durante a Copa.

A previsão de conclusão do BRT é para maio de 2013. O parlamentar quer debater ainda na audiência pública a possibilidade de integrar o BRT e o metrô com o Sistema Integrado de Ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte, gerenciado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG).

Consulte o resultado da reunião.