Adesão da Emater ao Assine + Saúde aconteceu durante a abertura do Encontro Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, em BH

Emater de Minas adere ao Movimento Assine + Saúde

Solenidade foi nesta quinta-feira (29), durante abertura de encontro nacional de assistência técnica na Capital.

29/11/2012 - 12:09

O Assine + Saúde, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e por outras entidades, ganhou a adesão da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater). A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (29/11/12), durante a abertura do Encontro Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, no Hotel Othon, em Belo Horizonte. O evento contou com representantes da área de diversos Estados.

Em entrevista à TV Assembleia, o presidente do Parlamento mineiro, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou que a Emater tem grande capilaridade e vai contribuir para a coleta de assinaturas nas áreas rurais. O presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB), afirmou que a empresa é “uma aliada forte” e dará impulso à continuidade da campanha, que já conseguiu mais de 317 mil assinaturas em todo o Estado.

O presidente da Emater em Minas, Marcelo Lana, disse que a instituição tem 789 escritórios no Estado e salientou a importância da participação de todos os brasileiros na campanha por mais recursos para a saúde. Para o Assine+Saúde, a empresa pretende sensibilizar produtores rurais, com os quais lida cotidianamente.

Além dos citados na matéria, a mesa de abertura do Encontro Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural foi composta pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; pelo presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da ALMG, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC); representantes da agricultura nos governos Estadual e Federal; entre outras autoridades. O encontro segue durante a tarde desta quinta e se encerra nesta sexta (30).

Investimentos - Atualmente, apenas Estados e municípios têm percentuais mínimos fixados para investimento na saúde, respectivamente 12% e 15% de suas receitas. O Assine+Saúde é um movimento nacional para apresentação de projeto de lei popular ao Congresso que determine que União aplique 10% de sua receita corrente bruta na área. Desde abril de 2012, a Caravana da Saúde da ALMG coletou assinaturas em dez municípios mineiros, além de Belo Horizonte. Para que o projeto seja apresentado à Câmara dos Deputados, 1,5 milhão de assinaturas precisam ser coletadas em, pelo menos, cinco Estados.

O movimento é feito em todo o País, por iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Academia Nacional de Medicina (ANM). Em Minas, além da ALMG, a campanha conta com o apoio de, pelo menos, dez entidades, como Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Associação Mineira de Municípios (AMM), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), entre outras.

Para participar, o cidadão deve assinar o abaixo-assinado, anotando seu nome completo, endereço e título de eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor pode informar sua data de nascimento e o nome completo da mãe. Também é possível baixar o formulário para coleta de assinaturas.