Dia do Barroco valoriza patrimônio cultural de Minas
ALMG lança o Dia do Barroco e assina Termo de Cooperação para criar roteiro turístico inspirado nesta arte colonial.
28/11/2012 - 14:16A solenidade de lançamento do Dia do Barroco Mineiro, realizado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira (28/11/12), marcou o início de uma série de ações que serão executadas pelo Governo do Estado em parceria com o Legislativo para divulgar e valorizar o patrimônio cultural de Minas Gerais. Durante a solenidade, o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB); a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; e o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, assinaram um Termo de Cooperação para planejamento do roteiro turístico cultural do barroco e das atividades de comemoração do bicentenário de morte de Aleijadinho, que será lembrado em 2014.
A Lei 20.470, sancionada na segunda-feira (26) pelo governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, institui o dia 18 de novembro como o Dia do Barroco Mineiro. A legislação também determina que em 2014 será comemorado o Bicentenário de Aleijadinho, artista reconhecido internacionalmente como um dos maiores expoentes da arte barroca. A lei tem origem no Projeto de Lei (PL) 3.396/12, de autoria do deputado Dinis Pinheiro.
O presidente afirmou que ao propor a criação da data o objetivo foi divulgar e popularizar o patrimônio cultural de Minas, além de celebrar a identidade do povo mineiro.
Dinis Pinheiro destacou, ainda, que a partir do Dia do Barroco e das celebrações do Bicentenário de Aleijadinho será possível criar novas oportunidades de divulgação da cultura e da riqueza do Estado, estimulando o turismo, sobretudo durante a Copa de 2014. “O barroco é expoente máximo da nossa arte e precisamos destacar algo que já é reconhecido internacionalmente”, ressaltou.
Para a secretária de Cultura, Eliane Parreiras, a criação da data vai impulsionar ações para preservar o barroco mineiro, considerado por estudiosos como a produção artística que marcou a origem de uma arte genuinamente brasileira. Ela resgatou a importância histórica do estilo artístico que nasceu em Minas Gerais, no século XVIII, e afirmou que a iniciativa da Assembleia vai contribuir para valorizar e divulgar o patrimônio artístico do Estado e que a secretaria é parceira “irredutível” no planejamento das ações que irão integrar o Dia do Barroco e o Bicentenário de Aleijadinho.
A partir da assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa será criado roteiro turístico do barroco mineiro, divulgando as principais cidades que abrigam o patrimônio cultural. O guia terá ampla divulgação para atrair novos turistas.
Estudos da Secretaria de Turismo mostram que a cultura atraiu 40% das pessoas que visitaram Minas Gerais no último ano. O secretário de Turismo, Agostinho Patrus Filho, afirmou que a secretaria fará um levantamento da infraestrutura turística e levará qualificação profissional para os municípios incluídos no roteiro.
Representantes do setor cultural e acadêmico, prefeitos, vereadores, secretários municipais e deputados estaduais participaram da solenidade.
Homenagem – Durante a cerimônia, a Assembleia de Minas homenageou o poeta e pesquisador do barroco, Affonso Ávila, falecido em setembro deste ano. O presidente da Assembleia entregou à filha do poeta, a professora e pesquisadora Cristina Ávila, a Medalha do Mérito Legislativo pela conjunto de obras deixadas por Affonso Ávila. Ele foi um dos criadores da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Cristina Ávila relembrou, emocionada, a trajetória do pai pautada pelo resgate da cultura mineira a partir dos estudos sobre o barroco. Segundo ela, Affonso Ávila antecipou os estudos sobre a história da cultura e buscou compreender as origens do homem montanhês, dotado de um senso rebelde e de um ideal libertário, presentes na arte barroca.
Exposição – Para a solenidade, a Assembleia Legislativa e a Secretaria de Cultura organizou a exposição Pérolas Perfeitas, com exemplares de livros raros do período colonial, cedidos pelo Instituto Cultural Amilcar Martins; da Revista Barroco, dirigida por Affonso Ávila; da pintura Retrato de Aleijadinho, de Euclásio Pena Ventura; do Livro de Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora da Apresentação da Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso da Vila da Rainha e do livro Originais de Cartas, Ordens Régias e Avisos, que possui desenho arquitetônico de Aleijadinho. O cravista Antônio Carlos de Magalhães executou músicas do barroco mineiro no encerramento do evento.
Apresentação - Nesta sexta-feira (30), às 20 horas, a TV Assembleia vai exibir o programa Segunda Musical Especial Barroco com o cravista Antônio Carlos de Magalhães e a cantora Andréa Peliccioni. A apresentação terá reprise no sábado às 23:30 e
domingo às 15h.