Deputados discutem combate ao trabalho infantil em Periquito

Audiência pública debate trabalho infantil em Periquito

Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da ALMG se reúne quinta (29), nesta cidade do Vale do Rio Doce.

23/11/2012 - 11:50

Debater políticas públicas implementadas pelos governos Federal e Estadual visando ao combate e erradicação do trabalho infantil e à inserção de jovens no mercado de trabalho no município de Periquito (Vale do Rio Doce) e região. Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nesta quinta-feira (29/11/2012), às 10 horas, naquela cidade. A deputada estadual Rosângela Reis (PV) é a autora do requerimento para a audiência pública.

Entre os convidados estão o prefeito atual e o prefeito eleito de Periquito, Luís Reis de Andrade e Geraldo Martins Godoy, respectivamente, e o prefeito atual e o prefeito eleito de Naque, Salvador Gomes Dutra e Hélio Pinto de Carvalho, respectivamente. Outras autoridades municipais das duas cidades, distantes apenas 14 quilômetros pela BR-381, foram convidadas para o debate, como vereadores e responsáveis pelos Conselhos Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estarão presentes ainda representantes desses dois órgãos em Governador Valadares (Vale do Rio Doce) e Ipatinga (Vale do Aço). Outra convidada é secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho de Periquito, Vanderléia Aparecida Costa Dias.

Mais convidados – Em nível estadual, foram chamados para participar da audiência pública o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, além de outros funcionários da mesma pasta: a coordenadora especial da Política Pró-Criança e Adolescente, Eliane Quaresma Caldeira de Araújo; e a diretora regional Rosângela Barbosa Pereira Toledo. Outros convidados são os presidentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Ananias Neves Ferreira.

Por fim, foram convidados o superintendente regional Valmar Gonçalves de Sousa e o gerente regional Raquel Petrocélio Fonseca, ambos do Ministério do Trabalho e Emprego; a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social, órgão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Telma Maranho Gomes; e a procuradora regional do Trabalho e Emprego do Ministério Público do Trabalho, Thaís Borges da Silva.