Cia. Baobá de Dança Minas em cartaz nesta sexta (23) no Zás

O espetáculo é ao meio-dia, no Teatro da Assembleia.

19/11/2012 - 11:03

O espetáculo da Cia. Baobá de Dança Minas se apresenta no Zás desta semana, nesta sexta-feira (23), ao meio-dia, no Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho - BH/MG). No show, declamações performáticas de poemas brasileiros, inspirados em poetisas, escritoras e performers que retratam narrativas africanas e afro-brasileiras, como Conceição Evaristo, Leda Martins, Elisa Lucinda e Jussara Santos.

A companhia foi criada em 1999 pela coreógrafa Júnia Bertolino, pelo bailarino e coreógrafo William Silva e pelo músico Jorge Áfrika. O objetivo é estimular a representação e a valorização das matrizes africanas em Belo Horizonte. As declamações são embaladas por cantigas populares afro-brasileiras que retratam a religiosidade, a mulher, a arte e a poesia, por meio da performance dos integrantes do grupo.

O espetáculo enfatiza o significado sagrado do Baobá, grande árvore de tronco robusto e raízes fartas que simboliza o continente africano e é fonte de inspiração para lendas, ritos e poesias.