Assembleia Legislativa comemora o Dia da Bandeira

Bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, do Mercosul e de Belo Horizonte serão hasteadas na próxima segunda-feira (19).

13/11/2012 - 20:08

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta segunda-feira (19/11/2012), solenidade de hasteamento da bandeira. O evento, que conta com a presença do presidente, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), parlamentares, servidores, autoridades e comunidade em geral, acontece às 9 horas, no Pátio das Bandeiras do Palácio da Inconfidência. Nesta data é comemorado o Dia da Bandeira.

O objetivo do Legislativo mineiro é promover o conhecimento sobre os símbolos nacionais e os valores que orientam seu culto e celebração, reforçando assim o sentimento de coletividade. Cerca de 80 alunos do Ensino Fundamental do Instituto de Educação também devem participar da cerimônia.

A abertura da solenidade será feita por uma guarda montada dos Dragões da Inconfidência da Polícia Militar, que conduzirá as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, do Mercosul e de Belo Horizonte. As bandeiras serão recebidas por dois alunos do Instituto de Educação e dois trabalhadores do Núcleo Vida, setor que reúne adolescentes aprendizes que prestam serviços no Legislativo mineiro.

A partir daí, os jovens levarão as bandeiras, escoltados pelos militares, até os policiais legislativos responsáveis pela colocação delas nos mastros. O hasteamento será feito pelo presidente da ALMG e outros três deputados. O Hino Nacional e o Hino da Bandeira serão executados pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O hasteamento da Bandeira Nacional pela Assembleia integra o projeto Educação para a Cidadania, da Escola do Legislativo. A mesma cerimônia foi realizada no dia 8 de setembro do ano passado, por ocasião da Independência do Brasil, comemorada na véspera.

Livro – Durante a solenidade, será anunciada a publicação do Livro "Bandeiras de Minas", pela Editora Vega, com apoio da ALMG e patrocínio do Governo de Minas, por meio da Cemig e do BDMG Cultural, pela Lei Rouanet. O livro reunirá as bandeiras dos 853 municípios, com informação resumida sobre o próprio símbolo e a cidade. A Assembleia já está enviando carta aos prefeitos para providenciarem o envio das respectivas bandeiras e o Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) está à disposição das prefeituras e câmaras municipais para orientar os municípios que ainda não têm bandeira oficial a criá-la. O livro tem lançamento previsto para setembro de 2013.