Granbel promove evento para mobilizar prefeitos eleitos
O Seminário “Desafios dos Novos Gestores – 2013/2016” será realizado nesta terça (13), em parceria com a ALMG.
12/11/2012 - 15:14A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), com o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, vai realizar, nesta terça-feira (13/11/12), a partir das 8h30, no Salão Nobre, o “Seminário Desafios dos Novos Gestores – 2013/2016”. O objetivo é esclarecer quais são as principais dificuldades dos agentes públicos do executivo municipal e incentivar a formação de parcerias, sobretudo na gestão da saúde pública.
Dentre as questões a serem tratadas no evento, destaca-se a estruturação e a implantação da rede de urgência e emergência e do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional em todos os 104 municípios da região central de Minas. A administração interna também constituiu grande preocupação na formatação do seminário, que vai abordar ainda a Lei de Responsabilidade Fiscal, Orçamento, Controle Interno e Improbidade Administrativa, além da Lei 201/67, que dispõe sobre os crimes praticados por agentes políticos.
Além de membros da Granbel e da ALMG, a programação conta com a participação de gestores da Administração Pública, representantes de entidades civis e pesquisadores da área. Das 8h30 às 12 horas, serão apresentados os seguintes temas: Programas Estaduais de Saúde, Estruturação da Rede de Urgência e Emergência, Consórcio como Instrumento de Gestão: Samu Regional, Governança Democrática. Já as temáticas Orçamento e Lei de Responsabilidade Fiscal, Improbidade Administrativa, Convênio e Prestação de Contas, Decreto 201/67 – Infrações Políticas Administrativas: Crimes Praticados por Agentes Políticos e Controle Interno serão debatidas das 14h às 17 horas.
A mesa do seminário será composta pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro; pelo secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marque; pelo presidente da Granbel, Rogério Avelar; pelo prefeito de Ribeirão das Neves e presidente do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde, Walace Ventura; pelo presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi; pelo coordenador estadual de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Rasível dos Reis; e pelo secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde, Paulo de Tarso Machado Auais.