Deputados vão a distrito de Arinos para discutir desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento sustentável será debatido em Arinos

A reunião será nesta quarta (14) e como objetivo buscar ações de intervenção para a Bacia do Urucuia.

09/11/2012 - 10:16

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove, na quarta-feira (14/11/12), audiência pública em Sagarana, distrito de Arinos (Noroeste). O objetivo é debater a integração dos órgãos e entidades dos governos Federal e Estadual nas ações de intervenção em prol do desenvolvimento sustentável na Bacia do rio Urucuia. A reunião será às 9 horas, no Centro de Referências em Tecnologias Sociais do Sertão (Cresertão), localizado na Avenida D, lote 01, Quadra 31 - Sagarana/Arinos.

A audiência pública integra a programação do 3º Encontro de Parceiros do Vale do Urucuia que, por sua vez, faz parte da 5ª edição do evento Sagarana: Feito Rosa para o Sertão, voltado para a cultura, identidade e sustentabilidade da região, fruto de parceria entre várias entidades públicas e privadas.

Requerida pelo deputado Almir Paraca (PT), a audiência também visa a discutir a atuação do parlamento no sertão e o funcionamento do consórcio dos municípios das Bacias dos Rios Carinhanha e Urucuia. É a segunda vez que a Comissão participa do Encontro, a primeira foi no ano passado, quando a questão fundiária, a alta carga tributária imposta às cooperativas e a falta de estradas asfaltadas para ligar os municípios foram apontadas como entraves para o desenvolvimento na região.

Convidados – Foram convidados o prefeito de Arinos, Carlos Recch Filho; o presidente do Sebrae-MG, Lázaro Gonzaga; a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; o diretor-geral do IEF, Marcos Gomes; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit; o reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, José Ricardo Martins; o presidente da Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia, Irene Guedes; o prefeito de Bonfinópolis de Minas, Luiz Araujo Ferreira; a gestora da Cooperativa da Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária, Dionete Barbosa; o presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado, Sustentável e Solidário Alfa, Astolfo Moreira da Silva; e o prefeito de Chapada Gaúcha e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde e Desenvolvimento da Bacia do Urucuia e Noroeste de Minas Gerais, José Raimundo Gomes.