Programa Memória e Poder entrevista escritor Benito Barreto

Atração será exibida pela TV Assembleia no próximo sábado (10), às 20 horas, e reprisada na semana que vem.

08/11/2012 - 19:25

A trajetória de vida do militante político e escritor mineiro Benito Barreto será o tema do próximo programa Memória e Poder, que será exibido na TV Assembleia no próximo sábado (10/11/12), às 20 horas.

Filiado ao Partido Comunista Brasileiro na década de 1940, Benito atuou pelo partido em Minas Gerais e também no Nordeste do país, onde participou de uma tentativa de Revolução Socialista. No programa, o telespectador vai saber como o revolucionário se tornou, anos depois, um romancista, com 11 livros publicados. Depois de uma doença que obrigou Benito a se afastar um pouco da militância, a responsabilidade como pai de família o fez buscar uma profissão, o jornalismo. Benito ainda atua como empresário, por ser fundador de um informativo sobre construção civil.

Benito levou para a literatura a saudade da luta pelos ideais comunistas. Conhecido pelos chamados romances históricos, em que há mistura de ficção e realidade, o escritor lançou o primeiro livro da série “Os Guaianãs” em 1962. Nos quatros livros desse primeiro trabalho, Benito retratou, por meio dos personagens, a viagem pelo Nordeste e também as lutas contra o Regime Militar.

Depois dos primeiros livros, Benito foi responsável ainda por outra série que encerrou neste ano. “Saga do Caminho Novo” apresenta a leitura do escritor sobre os episódios da Inconfidência Mineira.

Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (11), às 15h30; na segunda-feira (12), à meia-noite; na terça-feira (13), às 21 horas; e, na quarta-feira (14), às 12 horas. Em Belo Horizonte, a TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo e pelos canais abertos 35 (UHF) e pelo canal 612 (digital).

Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.