Via Justiça debate valorização dos magistrados

Programa será exibido nesta sexta (26), às 23 horas, pela TV Assembleia.

26/10/2012 - 12:43

O Via Justiça desta semana é sobre a busca de valorização do magistrado brasileiro e os problemas que afetam o exercício da magistratura no País. Participam do programa o desembargador e secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Missias de Morais, e o juiz e ex-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Gil Guerra. O Via Justiça vai ao ar pela TV Assembleia, nesta sexta-feira (26/10/12), às 23 horas.

Os convidados falam sobre problemas enfrentados pela classe, como ameaças sofridas por juízes e falta de segurança nos fóruns." A falta de segurança do magistrado brasileiro, lamentavelmente, ainda é um problema que precisamos superar. O juiz profere uma decisão em nome do Estado e o Estado não pode nunca perder para o crime”, afirma o desembargador Nelson Missias de Morais. Os convidados debatem, ainda, a carga de trabalho excessiva, os efeitos sobre a saúde dos juízes e de que forma o estresse e a ansiedade podem chegar a comprometer a qualidade da prestação jurisdicional.

Aproximação – Para o desembargador Nelson Missias, “a população não tem a dimensão exata do que é o Poder Judiciário, do que o juiz faz no dia a dia”. Para estreitar as relações entre magistrados e jurisdicionados, a classe criou a campanha "Olhos Abertos", com o apoio da AMB e de várias entidades. “Em um momento histórico recente, perdeu-se o elo de confiança que sempre marcou a relação entre a população e o Judiciário. Precisamos estabelecer um novo diálogo com a população”, explica o juiz Gil Guerra, um dos criadores da campanha. O projeto, que está sendo feito e divulgado em todo o País, também busca valorizar o trabalho dos juízes.

Reprise – O Via Justiça será reapresentado no sábado (27), às 16h30, no domingo (28), às 22h30, e na segunda-feira (29), às 8h30. O Via Justiça é uma parceria da TV Assembleia com a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

A TV Assembleia é transmitida em Belo Horizonte pelo canal 11 da TV a cabo e pelos canais 35 e 612 UHF.

Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.