Memória e Poder entrevista a poetisa Yeda Prates Bernis
Programa da TV Assembleia vai ao ar neste sábado e tem reprises ao longo da semana.
25/10/2012 - 15:48A poetisa Yeda Prates Bernis é a convidada desta semana no programa Memória e Poder, da TV Assembleia. Ocupante da cadeira nº 6 da Academia Mineira de Letras, Yeda publicou dez livros de poesia desde 1967. A estreia do programa é neste sábado (27/10/12), às 20 horas.
A trajetória de Yeda começa na Belo Horizonte nos anos de 1920. A infância e a adolescência foram marcadas pelas experiências com o canto e com a natação profissional pelo Minas Tênis Clube. Yeda foi uma das fundadores e participou do Coral Madrigal Renascentista, na década de 1950. O grupo é conhecido mundialmente por difundir a música sacra.
Formada em Letras pela antiga Faculdade de Filosofia Santa Maria, atual PUC Minas, a poetisa foi casada com um dos diretores do grupo Diários Associados, o jornalista e ex-vereador de Belo Horizonte, Ney Octaviani Bernis.
A vida como mãe e esposa afastou Yeda das artes durante alguns anos, mas a inquietude da poetisa fez nascer o primeiro livro, “Entre o rosa e o azul”, em 1967. A obra ganhou o 1° prêmio no Concurso Cidade de Belo Horizonte e acordou Yeda para a responsabilidade do trabalho como escritora. A partir daí, foram publicados mais nove livros. O último deles, "Viandante", de 2006, foi dedicado à memória do marido, falecido naquele ano.
Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (28/10), às 8 horas; na segunda-feira (29), à meia-noite; na terça-feira (30), às 21 horas; e, na quarta-feira (31), ao meio-dia.
A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal 11 da TV a cabo, pelo canal 35 UHF e pelo canal 612 digital.