Comissão quer discutir descumprimento de lei sobre segurança em bancos e problemas com planos de saúde

Audiência vai debater falta de segurança em caixas bancários

Instituições têm descumprido lei que obrigam instalação de dispositivos de segurança em máquinas de auto atendimento.

23/10/2012 - 12:10

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais quer discutir, em audiência pública, o descumprimento da Lei 19.433, de 2011, que prevê a obrigatoriedade das instituições financeiras instalarem dispositivos de segurança em caixas de atendimento ao público, como, por exemplo, cabines individuais, divisórias e biombos. Requerimento neste sentido foi aprovado na reunião desta terça-feira (23/10/12).

De acordo com a justificativa apresentada pelo autor do requerimento, deputado Délio Malheiros (PV), a falta de privacidade no momento do cliente efetuar saques e outras operações bancárias facilita o acesso visual pelo criminoso.

Do mesmo deputado, outro requerimento aprovado propõe a realização de audiência para debater a redução das taxas de juros e tarifas por parte das instituições bancárias.

Planos de saúde – A comissão também aprovou requerimento do deputado Fred Costa (PEN), que pretende discutir, em audiência pública, a situação dos consumidores frente aos serviços prestados pelos planos de saúde em Minas Gerais. Na justificativa apresentada, o parlamentar afirma que uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) aponta que a espera do cliente por uma colsulta com um clínico geral pode chegar a até 120 dias. Fred Costa também citou em sua justificativa que a demora no atendimento das consultas e na marcação de exames, os preços exorbitantes cobrados pelos planos, bem como a insatisfação dos médicos credenciados são alguns dos exemplos de problemas enfrentados na área da saúde no Estado.

Também foram aprovadas outras proposições que dispensam a apreciação do Plenário da Assembleia.

Eleições – Durante a reunião, os deputados Duílio de Castro (PMN), Carlos Henrique (PRB) e Vanderlei Miranda (PMDB) parabenizaram os deputados Antônio Júlio (PMDB) e Délio Malheiros, que foram eleitos, respectivamente, prefeito de Pará de Minas (Região Central) e vice-prefeito de Belo Horizonte. Malheiros agradeceu o apoio dos deputados na comissão e também ressaltou a atuação do deputado Antônio Júlio, que, segundo ele, sempre exerceu uma oposição responsável e construtiva ao governo. Por sua vez, Antônio Júlio também agradeceu as manifestações dos colegas e destacou a importância que os mandatos na Assembleia tiveram para o seu aprendizado de como lidar com as situações e desafios da gestão pública.

Consulte o resultado da reunião.