Homenagem lembra os 50 anos do Colégio São Paulo da Cruz
Deputados ressaltaram contribuições da instituição para fortalecer o Barreiro, em Belo Horizonte.
22/10/2012 - 21:11O papel do Colégio São Paulo da Cruz para a educação e o desenvolvimento da comunidade foi salientado durante as comemorações de seus 50 anos em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A solenidade, presidida pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), foi realizada na noite desta segunda-feira (22/10/12), a requerimento do deputado Anselmo José Domingos (PTC).
O deputado Dalmo Ribeiro Silva leu discurso do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), em que elogiou o modelo pedagógico do colégio para a formação da cidadania e das competências dos estudantes. Além disso, em seu discurso, Dinis Pinheiro ressaltou a abertura da escola à comunidade, por meio de espetáculos artísticos e da disponibilização de seu auditório para debate, pelos moradores da região, de problemas coletivos.
O deputado Anselmo José Domingos destacou os ideais de valorização da vida e crescimento humano, que fazem parte do trabalho do colégio, situado no Barreiro de Baixo, em Belo Horizonte. Ele também falou sobre a importância da relação entre pais, professores, estudantes e poder público, que orienta a construção dos processos educacionais. Conforme o parlamentar, o São Paulo da Cruz e o trabalho dos padres contribui para fortalecer a comunidade.
Inclusão – Para o diretor do colégio, Carlos Alberto Gonçalves Cotta, a educação colabora para “ampliar os horizontes da inclusão social”. Ele também elogiou o trabalho de evangelização dos padres Passionistas, que fundaram o colégio. A instituição começou a funcionar em 1962, com um jardim de infância. Tornou-se escola de 1º grau um ano depois e, em 1982, implantou o ensino de 2º grau (atual ensino médio). Desde 1989, sua manutenção é feita pela Sociedade Mineira de Cultura, que integrou o colégio ao Sistema de Ensino Arquidiocesano.
De acordo com Carlos Alberto, o colégio desenvolve trabalhos que valorizam as famílias e a comunidade e que se alinham às mudanças tecnológicas para aperfeiçoar o ensino. A instituição funciona em um prédio de três andares, composto por laboratórios, biblioteca, auditório e piscina, entre outros.
A placa comemorativa foi entregue ao diretor do colégio pelos deputados Dalmo Ribeiro Silva e Anselmo José Domingos. Houve apresentação de dança de estudantes do colégio.