Memória e Poder recebe a artista plástica Yara Tupynambá
Ela é autora do painel de azulejos que acaba de ser restaurado pela Assembleia Legislativa.
10/10/2012 - 13:23A artista plástica Yara Tupynambá é a convidada do programa Memória e Poder, da TV Assembleia, que vai ao ar neste sábado (13/10/12), às 20 horas.
Durante os mais de 60 anos de carreira, Yara produziu cerca de cem murais em Belo Horizonte e em todo o Estado. Na Capital, sete obras da artista foram tombadas como patrimônio histórico municipal, entre elas o mural de azulejos "Da Descoberta do Brasil ao Ciclo Mineiro do Café”, que está na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Executada em 1973, a obra, que foi restaurada e transferida do segundo andar do Palácio da Inconfidência para a Galeria de Arte do prédio, no andar térreo, será novamente aberta ao público na próxima terça-feira (16).
Yara Tupynambá é pintora, gravadora, desenhista, muralista e professora. Ela já foi diretora da Escola de Belas Artes da UFMG e aluna de Alberto da Veiga Guignard. Nascido no Estado do Rio de Janeiro, Guignard mudou-se para Belo Horizonte em 1944, a convite do prefeito Juscelino Kubitschek, para dirigir o curso livre de desenho e pintura da Escola Municipal de Belas Artes, onde Yara estudou.
A artista plástica fez cursos de gravura com profissionais importantes da área, como Misabel Pedrosa e Oswaldo Goeldi. Yara foi ainda bolsista no Pratt Institute, renomada escola de arte de Nova York.
Reprises – O Memória e Poder será reapresentado neste domingo (14), às 15h30; na segunda-feira (15), à meia-noite; na terça-feira (16), às 21 horas; e na quarta-feira (17), ao meio-dia.
A TV Assembleia é transmitida em Belo Horizonte pelo canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.