Medidas para conter nova droga serão debatidas em reunião
Comissão de Segurança Pública aborda o combate ao oxi, nova droga derivada da cocaína.
26/09/2012 - 17:32A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais se reúne nesta quinta-feira (27/9/12) para discutir medidas que possam impedir a disseminação de uma nova droga conhecida como oxi. A reunião, solicitada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), será realizada no Plenarinho IV, a partir das 9 horas. "O consumo de drogas é um problema grave que aflige o País, e essa nova droga já pode até estar circulando em Minas Gerais. Combater o problema agora, portanto, é fundamental para evitarmos uma epidemia", destaca o parlamentar.
O oxi é obtido a partir da mistura de cocaína ou pasta-base de coca com cal virgem e gasolina (ou querosene). A droga é considerada mais nociva que o crack por ter concentração maior de cocaína e por levar em sua composição substâncias altamente tóxicas, como a cal e o querosene. Assim como o crack, o oxi é uma pedra que pode ser fumada. Sua disseminação preocupa as autoridades porque, além de seu alto poder viciante, a droga pode ser comprada por apenas dois reais.
Entre os convidados da reunião, estão o subsecretário de Estado de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides, e representantes de entidades que prestam assistência a dependentes químicos.