Procon ALMG orienta consumidor sobre greve dos bancos

Cliente deve se informar sobre possibilidades de pagamento pelo telefone, internet e casas lotéricas durante o período.

24/09/2012 - 11:35

Com a greve dos bancos, iniciada no dia 18 de setembro, muitos consumidores têm tido dúvidas em relação ao pagamento de contas. De acordo com o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, um dos primeiros passos do cliente é entrar em contato com a agência onde mantém sua conta para saber se ela aderiu à paralisação. Em caso afirmativo, o consumidor pode pagar suas contas pelo telefone, pela internet ou pelos caixas eletrônicos. O Procon ALMG ressalta a importância de se imprimir os documentos que comprovem a transação ou de anotar o número do protocolo se a quitação for feita pelo telefone.

Se essas alternativas não forem possíveis, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor para saber se existem outras maneiras de quitar o débito ou se a data de vencimento não pode ser prorrogada. O Procon ALMG lembra que outra opção é fazer o pagamento diretamente na empresa.

Serviços públicos – As contas de serviços públicos como água, luz e telefone podem ser pagas em casas lotéricas e em alguns supermercados.

Conforme o Procon, é responsabilidade do fornecedor viabilizar meios para o pagamento. Caso não disponibilize, não poderá impor ao cliente qualquer penalidade pelo atraso no pagamento, como multa e juros.

Se forem cobrados juros e multa indevidos, o consumidor deve fazer sua reclamação no Procon municipal e no Banco Central, pelo telefone 0800-9792345.