Notícias Rss

Assembleia apresenta diagnóstico de problemas no trânsito em Minas
Seu browser não suporta flash player
19/09/2012 12h52

Assembleia apresenta documento com propostas do Siga Vivo

Reunião nesta quinta (20), às 14h30, contará com a participação de órgãos de governo e entidades da sociedade civil

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais apresenta, nesta quinta-feira (20/9/12), um documento contendo o histórico das discussões e das propostas formalizadas ao longo do Ciclo de Debates Siga Vivo – Pelo fim da violência no trânsito. A reunião, que será realizada no Salão Nobre, às 14h30, contará com a participação de órgãos de governo e entidades da sociedade civil e é um dos eventos que marca a participação do Legislativo Mineiro na Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, com extensa programação na Capital mineira.

Na última terça-feira (18) a ALMG também disponibilizou um stand na Praça da Estação para distribuição de material institucional e para recolhimento de assinaturas para a Campanha Assine + Saúde. Os eventos têm o objetivo de incentivar motoristas e pedestres a adotarem um comportamento responsável.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito buscam atender às diretrizes da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010. O tema deste ano é “Não exceda a velocidade, preserve a Vida”. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o objetivo é trabalhar a noção de que o excesso de velocidade diminui as chances de recuperação de uma vítima de atropelamento e de que a gravidade do acidente é proporcional à velocidade do veículo.

Ainda conforme o Denatran, esse tema é inédito na semana nacional e terá como principal público-alvo os jovens de 18 a 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. Ao planejar as ações, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como prioridade a articulação de esforços intersetoriais, visando à redução das ocorrências.

A fim de disseminar essas ideias e sensibilizar o cidadão, em Belo Horizonte, além das atividades promovidas pela Assembleia, serão realizados esquetes de teatro, jogos educativos, exposições de fotografias e materiais operacionais, blitz educativa, oficinas de troca de pneu, simulações de resgate, dentre outras. Também serão disponibilizados serviços à população, como o atendimento pela Defensoria Pública de Minas Gerais e o cadastro de doadores de sangue pela Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).

Siga Vivo - O Ciclo de Debates Siga Vivo - Pelo Fim da Violência no Trânsito mobilizou a sociedade em todas as regiões do Estado, numa ampla discussão sobre uma das principais causas de mortes no Brasil: os acidentes de trânsito. O evento, realizado em parceria com outras 50 entidades, teve sua etapa final nos dias 5 e 6 de julho, em Belo Horizonte, depois de oito encontros regionais.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

23/09/2017

Morre o ex-deputado Sebastião Navarro Vieira

Enterro será em Poços de Caldas, cidade onde foi prefeito por dois mandatos.

22/09/2017

Parlamento Jovem de Minas conclui etapa estadual

Participantes do projeto aprovam documento com 17 propostas para aprimorar educação política nas escolas.

22/09/2017

Agenda – ALMG promove debate sobre prevenção ao suicídio

Na semana de 25 a 29 de setembro, também está prevista audiência sobre o cronograma das obras de duplicação da BR-381.

22/09/2017

Projeto de barragem no Rio Pacuí será debatido na ALMG

Comissão de Meio Ambiente vai ouvir Copasa e municípios sobre nova opção de captação de água para Montes Claros.

23/09/2017 Edição da Semana
Seu browser não suporta flash player
00:06:00 | Download (5639kb)

22/09/2017 Prevenção ao suicídio motiva debate público na ALMG
Seu browser não suporta flash player
00:02:50 | Download (2666kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter