Diamantina é sede do evento de entrega da Medalha JK.

Presidente da ALMG participa da entrega da Medalha JK

Solenidade será realizada em Diamantina nesta quarta (12), dia em que se comemora o nascimento de Juscelino Kubitschek.

10/09/2012 - 15:17

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participa da solenidade de entrega da Medalha JK em Diamantina. A cerimônia será realizada nesta quarta-feira (12/9/12), às 19 horas, na Praça JK. Nesta data se comemora o nascimento do ex-presidente da República.

A cerimônia de entrega da medalha terá pronunciamentos do governador Antonio Anastasia e do prefeito de Diamantina, Geraldo da Silva Macedo. O orador oficial da solenidade será o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herculano Rodrigues.

A medalha foi criada em 1995, para homenagear personalidades e entidades que prestam serviços de excepcional relevância à coletividade e contribuído para o crescimento das instituições políticas e governamentais e para o desenvolvimento do município, do Estado ou do País.

A honraria é concedida em dois graus distintos: Grande Medalha (destinada a soberanos, chefes de Estado, presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Senado e da Câmara dos Deputados, governadores, ministros e presidentes de Assembleias Legislativas e Tribunais de Justiça) e Medalha de Honra (para outras autoridades e personalidades).

Os homenageados são escolhidos pelo conselho permanente da medalha, no qual a ALMG tem assento. Neste ano, 121 personalidades e instituições serão agraciadas. Nesta lista estão autoridades, empresários, jornalistas, atletas, advogados, médicos e instituições como o Grupo Galpão e o Colégio Tiradentes. Dois deputados estaduais receberão a Medalha de Honra: Bonifácio Mourão (PSDB) e Luiz Henrique (PSDB).

Os indicados pela ALMG são o ex-presidente da Fiat, Adolfo Neves Martins da Costa (post mortem); a desembargadora do TJMG, Márcia Milanez; o presidente do jornal Hoje em Dia, Fabiano Rogério de Freitas; o diretor da Penitenciária Pimenta da Veiga, Flávio Lobato; os advogados Francisco Eduardo de Queiroz Cançado e Sérgio Augusto Santos Rodrigues; o diretor de jornalismo da Rádio Itatiaia, Márcio Doti; os jornalistas Márcio Maracanã e Mônica Miranda; e o atleta Rômulo Barral.